Modelo matemático Two-echelon Capacitated Vehicle Routing Problem para a logística de distribuição de encomendas

Karina Pedrini Fraga, Rodrigo de Alvarenga Rosa, Glaydston Mattos Ribeiro, Carlos Antonio Silva, Raimundo Franca Júnior

Resumo


Muitas cidades vêm enfrentando dificuldades de mobilidade urbana e, por isso estão impondo restrições para à circulação de caminhões de maior porte. Assim, empresas de logística vêm atuando em uma logística de dois níveis usando Centros de Distribuição Urbanos (CDU) que recebem caminhões de maior porte e fracionam a carga para distribuir aos clientes em caminhões de pequeno porte. Para colaborar com este planejamento, este artigo realiza uma adaptação de um modelo matemático baseado no Two-echelon Capacitated Vehicle Routing Problem (2E-CVRP) para resolver de forma integrada a formação de rotas entre o depósito central e os CDU e as rotas destes para os clientes. O modelo foi aplicado à logística dos Correios na região metropolitana do Espírito Santo e instâncias com até 4 CDU e 25 clientes foram testadas com o uso do solver CPLEX 12.6 obtendo as rotas para as entregas nos dois níveis.


Palavras-chave


Two-Echelon Capacitated Vehicle Routing Problem, Frota Heterogênea, Restrição de Acesso Logística Reversa.

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v24i3.1095

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