Proposição e análise de um sistema de gerenciamento ativo de tráfego em um estudo de caso de uma autoestrada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i1.925

Palavras-chave:

Gerenciamento ativo de tráfego, Harmonização da velocidade, Uso temporário do acostamento, Vissim.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é implementar e testar estratégias de gerenciamento ativo de tráfego em um trecho de uma autoestrada brasileira, a fim de avaliar e quantificar a eficácia destas estratégias. O gerenciamento ativo de tráfego é um sistema que gerencia dinamicamente o fluxo com base nas condições de tráfego existentes. O software de microssimulação de tráfego usado para modelagem foi o VISSIM, e foi calibrado para representar as particularidades do comportamento dos motoristas na autoestrada em estudo. As estratégias empregadas na simulação foram a de harmonização da velocidade e a do uso temporário do acostamento. O estudo demonstrou que o gerenciamento ativo de tráfego tem impactos positivos na operação do tráfego e os benefícios mensurados na simulação incluem: redução de headways, redução nos tempos médios de viagem e na variação dos tempos de viagem, e redução no número de trocas de faixa. O uso das estratégias também trouxe redução do tempo de congestionamento, aumentando a eficiência do trecho.

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Publicado

21-04-2016

Como Citar

Caleffi, F., & Cybis, H. B. B. (2016). Proposição e análise de um sistema de gerenciamento ativo de tráfego em um estudo de caso de uma autoestrada. TRANSPORTES, 24(1), 74–83. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i1.925

Edição

Seção

Artigos