Modelo matemático para o planejamento da circulação de trens em ferrovias de linha singela

Edson Pimentel Pereira, Rodrigo Alvarenga Rosa, Pedro Pelacani Berger, João Teixeira Carvalho, Glaydston Mattos Ribeiro

Resumo


Nos últimos anos a exportação de commodities agrícolas e minerais vem crescendo no Brasil e isto tem levado a um aumento de demanda de transporte ferroviário. Assim, é importante que modelos matemáticos sejam propostos para o planejamento da circulação dos trens que tenham por objetivo o aumento da quantidade de trens circulando na ferrovia. Desta forma, este artigo apresenta um modelo matemático baseado no modelo Job Shop para o Problema de Planejamento da Circulação de Trens em uma ferrovia de linha singela. O modelo proposto permite que os trens sejam atrasados ou adiantados na partida visando reduzir o tempo parado em pátios de cruzamento. O modelo foi resolvido utilizando CPLEX 12.6 e testes foram realizados com dados reais da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Os resultados do modelo foram comparados com os resultados da FCA e em todos os cenários testados o modelo obteve redução do tempo de viagem dos trens.


Palavras-chave


Problema de planejamento da circulação de trens, Operação ferroviária, Train Timetabling Problem, Transporte ferroviário.

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