Estudo das operações de embarque e desembarque de estudantes em Instituições de Ensino Médio

Autores

  • Raphael Fuezi Miranda Universidade de Brasília
  • Luiz Marcel Silva de Mello Universidade de Brasília
  • Ângela Beatriz de Souza Bertazzo Universidade de Brasília
  • Edwin Francisco Ferreira Silva Universidade de Brasília
  • Maria Alice Prudêncio Jacques Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v22i1.711

Palavras-chave:

Polos Geradores de Viagens, Instituições de Ensino Médio, Operações de embarque e desembarque, Áreas para embarque e desembarque.

Resumo

As Instituições de Ensino Médio (IEMs) causam impactos relevantes nos sistemas de transporte e tráfego na área de sua localização, caracterizando sua condição de Polos Geradores de Viagens (PGVs). As operações de embarque e desembarque (E/D) dos estudantes na chegada e saída da IEM são determinantes na produção desse impacto. Apesar disso, estudos voltados à caracterização e análise dessas operações são escassos na literatura, especialmente na nacional. Neste contexto, o presente trabalho visou definir e testar um procedimento que possa ser aplicado a IEMs implantadas para permitir a caracterização das operações de E/D dos estudantes dessas instituições, inclusive quanto ao tempo gasto na sua realização. O procedimento elaborado foi testado com sucesso em duas IEMs de Brasília, e os resultados de sua aplicação permitiram a estimativa do número necessário de espaços a serem disponibilizados para o devido atendimento das opera-ções de E/D observadas nas duas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Fuezi Miranda, Universidade de Brasília

Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

Luiz Marcel Silva de Mello, Universidade de Brasília

Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

Ângela Beatriz de Souza Bertazzo, Universidade de Brasília

Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

Programa de Pós-Graduação em Transportes

Edwin Francisco Ferreira Silva, Universidade de Brasília

Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

Programa de Pós-Graduação em Transportes

Maria Alice Prudêncio Jacques, Universidade de Brasília

Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

Programa de Pós-Graduação em Transportes

Referências

BERTAZZO, A. B. S. (2008) Estimativa e Avaliação do Padrão de Viagens Geradas para Instituições de Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, DF, 198p.

CET – Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (2000) Polos Geradores de Tráfego II. Boletim Técnico 36. São Paulo: CET, 2000.

FERREIRA, D. C. (2007) Comparação do Padrão de Viagens em Escolas de Ensino Médio Pública e Privada: um estudo de caso. Monografia de Projeto Final de Transportes. Universidade de Brasília. Faculdade de Tecnologia. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Brasília: UnB.

FHWA – U.S. DEPARTMENT OF TRANSPORT FEDERAL HIGHWAY ADMINISTRATION (2004) Traffic Operations and safety at schools: recommended guidelines. Disponível em: http://d2dtl5nnlpfr0r.cloudfront.net/tti.tamu.edu/documents/4286-2.pdf. Consultado em: 09/05/2013.

HIGGINS, K. B. (2009). Retooling school drop-off/pick-up zones to meet demand. Disponível em: www.westernite.org/annualmeetings/sanfran10/papers/session%2009_Papers/ITE%20Paper_9C-Higgins.pdf. Consultado em: 09/05/2013.

PBIC – PEDESTRIAN AND BICYCLE INFORMATION CENTER. (2007) Safe routes to school guide: student drop-off and pick-up. Disponível em: http://guide.saferoutesinfo.org/pdf/SRTS-Guide_Dropoff-Pickup.pdf. Consultado em: 09/05/2013.

PORTUGAL, L. S. (org.) (2012) Polos Geradores de Viagens orientados à qualidade de vida e ambiental: modelos e taxas de geração de viagens. Rio de Janeiro: Interciência, 2012.

Downloads

Publicado

05-05-2014

Como Citar

Miranda, R. F., de Mello, L. M. S., Bertazzo, Ângela B. de S., Silva, E. F. F., & Jacques, M. A. P. (2014). Estudo das operações de embarque e desembarque de estudantes em Instituições de Ensino Médio. TRANSPORTES, 22(1), 65–75. https://doi.org/10.14295/transportes.v22i1.711

Edição

Seção

Artigos