PPP investment in land passenger transportation infrastructure: exploratory comments regarding its effects on competition

Joaquim Aragão, Enilson Santos, Rômulo Orrico Filho, Anísio Brasileiro

Resumo


O presente artigo visa a propor um quadro analítico para estudar os diferentes momentos de competição e suas características específicas em empreendimentos de infra-estrutura de transporte terrestre de passageiros. Como é argüido, os processos competitivos emergem bem antes do estágio licitatório, o qual é considerado a principal instância de competição nesse tipo de empreendimento. O estabelecimento de políticas de investimento e a escolha de projetos específicos já estão sujeitas a pressões políticas que refletem processos competitivos entre atores interessados, entre os quais alguns potenciais participantes da futura licitação. E, mesmo depois desse estágio, a competição não cessa, uma vez que serviços competitivos de transporte irão desafiar permanentemente o empreendimento. Também, benefícios externos do investimento dão origem à competição entre diferentes interessados, por exemplo, no mercado imobiliário. O artigo examina os diferentes estágios de competição e ilustra os resultados por meio de um estudo de caso selecionado.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v14i2.68

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2006 Joaquim Aragão, Enilson Santos, Rômulo Orrico Filho, Anísio Brasileiro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.