Regressão linear geograficamente ponderada em ambiente SIG

Luís Eduardo Ximenes Carvalho, Henrique Nogueira Silva, Carlos Felipe Grangeiro Loureiro, Hamifrancy Brito Meneses

Resumo


Este artigo aborda considerações teóricas e resultados da implementação em ambiente SIG de um modelo confirmatório de estatística espacial — regressão linear geograficamente ponderada (RGP) — não disponível em ambiente livre. Os aspectos teóricos deste modelo local de regressão espacial foram amplamente discutidos em virtude da escassa bibliografia existente. O modelo RGP foi implementado na linguagem de programação GISDK do SIG-T TransCAD, utilizando compreensivamente as ferramentas de manipulação, tratamento georreferenciado dos dados e rotinas de análise espacial disponibilizadas em plataformas SIG. Ao final, espera-se ter desenvolvido, ainda que de maneira parcial, uma importante ferramenta que contribuirá para a compreensão e refinamento da modelagem de fenômenos geográficos tão amplamente analisados em estudos de Planejamento de Transportes.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v14i2.65

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2006 Luís Eduardo Ximenes Carvalho, Henrique Nogueira Silva, Carlos Felipe Grangeiro Loureiro, Hamifrancy Brito Meneses

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.