Impacto do porta-volumes interno para ônibus urbano na qualidade do serviço de transporte público

Autores

  • Heloisa Maria Barbosa UFMG
  • Igor Augusto Alves Batista UFMG
  • Flávio Henrique Coelho dos Santos UFMG

DOI:

https://doi.org/10.4237/transportes.v21i1.618

Resumo

O artigo apresenta uma avaliação do impacto do porta-volumes interno na qualidade do transporte público. O acessório objetiva proporcionar mais conforto aos usuários e aumentar a capacidade do ônibus. Foi projetado para pessoas portando sacolas, mochilas, pastas, enquanto viajam em pé, e está instalado na parte traseira de um ônibus do sistema de transporte de Belo Horizonte. Os objetivos específicos deste artigo são o estudo de ocupação da linha, determinação da unidade de passageiro padrão e dos níveis de serviço para ônibus urbano para testar se a utilização do porta-volumes em horários de pico pode reduzir o desconforto dos passageiros e diminuir a sensação de superlotação do veículo. O estudo de ocupação determinou a área de projeção de um adulto portando diferentes tipos de bagagem e permitiu criar uma unidade de passageiro padrão que considera a influência da bagagem na área de circulação. Estabeleceu-se o nível de serviço, variando de A (melhor) até F (pior), conforme a ocupação do ônibus e o conforto do passageiro, considerando o número de assentos ocupados e a densidade de passageiros por metro quadrado. A adoção do porta-volumes gerou impacto positivo na qualidade do serviço, proporcionando mais conforto para os usuários. Assim, recomenda-se sua implantação na totalidade da frota. Caso não seja viável deve-se considerar operar veículos equipados nos horários de maior demanda, ou estudar o uso do porta-volumes prioritariamente em rotas que atendam polos, tais como, escolas, supermercados e estações rodoviárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Batista, I. A. A., H. M. Barbosa, F. H. C. Santos (2010) Bagageiro Interno Aplicado em Ônibus Urbano. Revista dos Transportes Públicos, v. 125, p. 95-108.

dos Santos, A. P. (2004) Ergonomia dos Ônibus Urbanos - Estudo de Caso na Cidade de Santos – SP. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de São Carlos, 126 p. Disponível em: <http://www.ergopro.com.br/downloads/Tese%20Alda.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2010.

EBTU – Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (1988) Gerência do Sistema de Transporte Público de Passageiros. Elementos Intervenientes. Módulo de Treinamento 2. Brasília, DF.

Ferraz, A.C. P. e I.G.E. Torres (2004) Transporte Público Urbano. Rima, São Carlos. 428 p.

Iida, I. (1977) Aspectos Ergonômicos do Ônibus Urbano, 2. Ministério da Indústria e do Comércio/ Secretaria de Tecnologia Industrial, MIC/STI. Rio de janeiro, RJ.

Kawamoto, E. (2010) Análise de Sistemas de Transporte. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. 2ª edição revisada e aumentada, São Carlos. 229 p.

Ministério da Educação (2012) Especificações Técnicas dos Ônibus Rurais Escolares. Termo de Referência ORE 2012. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Brasília.

O’Flaherty C.A., M.G.H. Bell, P.W. Bonsall, A.D. May, C.A. Nash (1997) Transport Planning and Traffic Engineering. Arnold, London. 544 p.

Rodrigues, M. A. e J. A. Sorratini (2008) A Qualidade no Transporte Coletivo Urbano. Panorama nacional da pesquisa em transportes 2008: XXII ANPET: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, Fortaleza, CE. p. 1081-1092.

TRB – Transportation Research Board (2003) Transit Capacity and Quality of Service Manual. Transit Cooperative Research Program. TCRP Report 100. 2nd edition. Washington D.C.

Vuchic V.R. (2005) Urban Transit. Systems and Technology. John Wiley & Sons, United States. 602 p.

Vuchic V.R. (2007) Urban Transit. Operations, Planning and Economics. John Wiley & Sons, United States. 644 p.

Downloads

Publicado

30-04-2013

Como Citar

Barbosa, H. M., Batista, I. A. A., & Santos, F. H. C. dos. (2013). Impacto do porta-volumes interno para ônibus urbano na qualidade do serviço de transporte público. TRANSPORTES, 21(1), 14–22. https://doi.org/10.4237/transportes.v21i1.618

Edição

Seção

Artigos