Análise das correlações existentes entre as medidas de aderência pneu-pavimento avaliadas em campo e em laboratório

Autores

  • Cláudia Azevedo Pereira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Jorge Barbosa Soares UFC
  • Verônica Teixeira Franco Castelo Branco UFC
  • Ivaldo Dario da Silva Pontes Filho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.4237/transportes.v20i4.598

Resumo

O Brasil é um país que possui o seu sistema de transporte baseado principalmente no meio rodoviário. O presente estudo avalia as principais características de aderência pneu-pavimento de rodovias dos estados de Pernambuco e da Paraíba e verifica a possibilidade de se fazer previsões baseadas em simulações de laboratório. Para tal foram realizados os ensaios de Mancha de Areia, Pêndulo Britânico e Drenabilidade, e posteriormente realizados os cálculos para verificação do International Friction Index (IFI) de pontos selecionados nas referidas rodovias. Em seguida, foram levantadas as características das misturas utilizadas em campo e simuladas em laboratório duas destas misturas para verificação da aderência pneu-pavimento. Por fim, foram analisadas duas misturas concebidas de maneiras diferentes, uma contínua e outra descontínua, para verificar a possibilidade de ranqueamento entre elas no que diz respeito à aderência. Assim, espera-se obter parâmetros que possibilitem uma previsão de comportamento em laboratório de misturas executadas em campo.

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Publicado

27-12-2012

Como Citar

Pereira, C. A., Soares, J. B., Castelo Branco, V. T. F., & Pontes Filho, I. D. da S. (2012). Análise das correlações existentes entre as medidas de aderência pneu-pavimento avaliadas em campo e em laboratório. TRANSPORTES, 20(4), 44–53. https://doi.org/10.4237/transportes.v20i4.598