Análise das correlações existentes entre as medidas de aderência pneu-pavimento avaliadas em campo e em laboratório

Cláudia Azevedo Pereira, Jorge Barbosa Soares, Verônica Teixeira Franco Castelo Branco, Ivaldo Dario da Silva Pontes Filho

Resumo


O Brasil é um país que possui o seu sistema de transporte baseado principalmente no meio rodoviário. O presente estudo avalia as principais características de aderência pneu-pavimento de rodovias dos estados de Pernambuco e da Paraíba e verifica a possibilidade de se fazer previsões baseadas em simulações de laboratório. Para tal foram realizados os ensaios de Mancha de Areia, Pêndulo Britânico e Drenabilidade, e posteriormente realizados os cálculos para verificação do International Friction Index (IFI) de pontos selecionados nas referidas rodovias. Em seguida, foram levantadas as características das misturas utilizadas em campo e simuladas em laboratório duas destas misturas para verificação da aderência pneu-pavimento. Por fim, foram analisadas duas misturas concebidas de maneiras diferentes, uma contínua e outra descontínua, para verificar a possibilidade de ranqueamento entre elas no que diz respeito à aderência. Assim, espera-se obter parâmetros que possibilitem uma previsão de comportamento em laboratório de misturas executadas em campo.

Texto completo:

PDF

Referências


APS, M. (2006) Classificação da Aderência Pneu-Pavimento pelo Índice Combinado IFI – International Friction Index para Revestimentos Asfálticos. Tese de Doutorado, Escola Politécnica – USP, São Paulo,SP.

APS, M. (2010) Análise da Aderência Pneu-Pavimento. Palestra proferida na Escola Politécnica – USP, São Paulo, SP em 14 de maio de 2010.

ASTM - American Society for Testing and Materials (1998) E 303-98 – Standard Test Method for Measuring Surface Friction Properties Using the British Pendulum Tester.

ASTM - American Society for Testing and Materials (2001) E 965-01 – Standard Test Method for Measuring Pavement Macrotexture Depth Using a Volumetric Technique.

ASTM - American Society for Testing and Materials (1998) E 1960 – Standard Practice for Calculating International Friction Index of a Pavement Surface.

BESSA, I.S.; CASTELO BRANCO, V.T.F. e SOARES, J.B. (2011) Avaliação da Resistência ao Polimento e a Degradação de Agregados Utilizando a Abrasão Los Angeles e o Processamento Digital de Imagens. 7o Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões, Foz Do Iguaçu.

BROSSEAUD, Y. (2006) Propriedade das Superfícies dos Pavimentos em Relação à Segurança e ao Conforto dos Usuários. 18º Encontro de Asfalto, Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás – IBP, Rio de Janeiro, RJ.

CAVALCANTE, F.P. (2005) Avaliação das Características Funcionais e Estruturais da Rodovia BR - 230/PB Lote III. Dissertação de Mestrado, UFPE, Recife, PE.

CNT – Confederação Nacional do Transporte (2007) Pesquisa CNT de rodovias 2007: Relatório Gerencial. CNT:SEST:SENAT. Brasília, DF.

CNT – Confederação Nacional do Transporte (2011) Pesquisa CNT de rodovias 2011: Relatório Gerencial. CNT:SEST:SENAT. Brasília, DF.

DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (1998). Manual de Reabilitação de Pavimentos Asfálticos. IPR, Rio de Janeiro, RJ.

DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2006). Manual de Restauração de Pavimentos Asfálticos. IPR, Rio de Janeiro, RJ.

FERREIRA, P.N. (2002) Avaliação da Macrotextura de Trechos Pavimentados de Rodovias Estaduais Situadas na Região Insular do Município de Florianópolis. Dissertação de Mestrado, UFSC, Florianópolis, SC.

MAHMOUD, E.M. (2005) Development of Experimental Methods for the Evaluation of Aggregate Resistance to Polishing, Abrasion and Breakage. Dissertação de M.Sc.. Texas A&M University, USA.

MASAD, E.; MUHUNTHAN, B.; SHASHIDHAR, N.; HARMAN, T. (1999) Internal Structure Characterization of Asphalt Concrete Using Image Analysis. Journal of Computing in Civil Engineering, p. 88-95.

MASAD, E.; AL-ROUSAN, T.; BUTTON, J.; LITTLE, D.; TUTUMLUER, E. (2005) Test Methods for Characterizing Aggregate Shape, Texture, and Angularity. NCHRP Project 4-30A, Texas Transportation Institute and University of Illinois at Urbana-Champaign.

NUNES, P.M.; BROUSSEAUD, Y.; DO, M.; MARSAC, P.; BERNUCCI, L.L.B.; QUINTANILHA, J.A. (2008) Characterization of in Laboratory and in Situ Macrotexture of a BBTM 06/ Mixture and Description of its Indicators. International Journal of Pavements, IJP, Volume 7 Number 1-2-3.

OLIVEIRA FILHO, C.M.S. (2007) Estudo do Efeito de Diferentes Granulometrias no Comportamento Mecânico de Misturas Asfálticas Densas Descontínuas Tipo Stone Matrix Asphalt (SMA). Dissertação de Mestrado, UFC, Fortaleza, CE.

PEREIRA, C.A. (2010) Análise da Aderência Pneu-Pavimento em Rodovias dos Estados de Pernambuco e da Paraíba com Elevado índice de Acidentes. Tese de Doutorado, UFPE, Recife, PE.

PEREIRA, C.A.; SOARES, J.B.; PONTES FILHO, I.D.S.; CASTELO BRANCO, V.T.F. (2011). Análise da Aderência Pneu-Pavimento em Pontos de Ocorrência de Acidentes. Artigo submetido à Revista Transportes e em processo de avaliação, Dezembro de 2011.

VASCONCELOS, K.L.; EVANGELISTA, F. Jr.; SOARES, J.B. (2005) Análise da Estrutura Interna de Misturas Asfálticas. XIX Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, ANPET, Recife, PE.

YUE, Z.Q.; BEKKING, W.; MORIN, I. (1995) Application of Digital Image Processing to Quantitative Study of Asphalt Concrete Microstructure. Transportation Research Record 1492, TRB, National Research Council, Washington, DC, p. 53-60.




DOI: https://doi.org/10.4237/transportes.v20i4.598

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2012 Cláudia Azevedo Pereira, Jorge Barbosa Soares, Verônica Teixeira Franco Castelo Branco, Ivaldo Dario da Silva Pontes Filho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.