Análise e proposição de custos externos de ferrovias
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v20i2.597Resumo
Esse artigo apresenta aspectos e impactos advindos das operações ferroviárias, propondo custos externos associados. Com base no conceito do Triple Bottom Line, trata-se a importância da sustentabilidade logística como premissa estratégica nas organizações. São discutidos ainda os impactos causados pela alteração de uma malha ferroviária e de que forma estes podem afetar seus stakeholders e, em especial, a comunidade lindeira. Com base nessas informações, são propostos os custos externos aplicados a ferrovias, sendo estes os custos de Acidentes, Poluição do Ar, Ruído e Valor do Tempo. Finaliza-se o trabalho com a apresentação de um estudo de caso real aplicado a uma concessionária ferroviária brasileira.
Palavras-chave: análise de projetos, transporte ferroviário de cargas, impactos de custos de externalidades.
Abstract: This paper presents aspects and impacts derived from railway operations, proposing associated external costs. Based on the concept of Triple Bottom Line, the importance of sustainability as a strategic premise in organizations is shown. The impacts caused by the modification of a railway network and how they may affect the community and its stakeholders are also discussed. Afterwards, the external costs applied to railroads, which are the costs of Accidents, Climate Change, Air Pollution, Noise and Value of Time, are proposed. As a final point, a real case study illustrates the discussions made beforehand.
Keywords: project analysis, railway freight transport, impacts of external costs.
Downloads
Referências
ANTT (2007) “Anuário Estatístico dos Transportes Terrestres – AETT/2007”, Agência Nacional de Transportes Terrestres. Disponível em: <www.antt.gov.br>.
BELLO, Henrique M. C., HANSEN, Bruno A. B. “Análise e Proposição de Custos Externos para Projetos de Ferrovias”. Projeto final de graduação, UFF, Niterói, 2009.
CARVALHO, Carlos E. M. O impacto causado por modificações operacionais em uma importante rodovia brasileira sobre o Valor do Tempo de viagem dos usuários. Tese de Mestrado, UFF, Niterói, 2007.
CARVALHO, Cristine "Triple bottom line ou tripé da sustentabilidade”. PUC Rio e NIMA (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente) - Semana do Meio Ambiente 2008. Disponível em <http://semanademeioambiente.blogspot.com/2008/03/triple-bottom-line-ou-trip-da.html>
CID, Eduardo F. K. Estabelecimento e hierarquização de indicadores de desempenho ambiental de operações ferroviárias. Tese de Mestrado, UFES, Vitória, 2004.
COUNCIL OF SUPPLY CHAIN MANAGEMENT PROFESSIONALS. Disponível em <http://cscmp.org/>
DEN BOER e SCHROTEN, Traffic noise reduction in Europe, 2007.
ECONOMIA & ENERGIA, revista nº 25, Março - Abril / 2001, “Avaliação das Emissões em Veículos Pesados”, Brasil, 2001.
INFRAS/METEOTEST – Air Pollution Modeling and its Application – Edited by Steyn, D., Rao, S., 2003
INFRAS/IWW, External Costs of Transport, Update study, Zurich/Karlsruhe, 2004.
PEREIRA, Alessandra P. O. Subsídios para o Gerenciamento Ambiental na Implantação e Operação de Ferrovias. Dissertação IME, Rio de Janeiro, 2000.
SIMONELLI, C. Impactos da Operação Ferroviária no Meio Ambiente. Projeto de Pesquisa - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.
WHO | The world health report, 1999
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.