A utilização de metodologias participativas para aprimorar a formação profissional para o setor portuário: o caso do jogo do TECON

Suellem Deodoro Silva, Cristiane Duarte Ribeiro de Souza, Márcio de Almeida D'Agosto

Resumo


Atualmente, o mercado de trabalho do setor portuário exige um perfil de profissional que seja especializado na área, flexível para adquirir novas especializações e capaz de trabalhar em equipe. No entanto, o uso de metodologias de ensino ditas tradicionais no processo de formação profissional acaba não propiciando o desenvolvimento de tais habilidades. Neste contexto surge a necessidade de se aprimorar o processo de ensino-aprendizagem por meio da utilização de metodologias participativas. Este trabalho teve os seguintes objetivos: Verificar a adequação de uma metodologia participativa baseada em jogos de empresa – o Jogo do TECON - ao Ciclo de Aprendizagem Vivencial (C.A.V) e a ementa dos cursos técnicos em portos, e propor a utilização do Jogo do TECON como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Foi realizada pesquisa bibliográfica com o intuito de consolidar os conhecimentos relacionados às metodologias de ensino participativas, ao ciclo de aprendizagem vivencial e a jogos de empresa, e identificar instituições de ensino que possuem cursos na área de técnica em portos no Brasil, assim como os itens que compõem as ementas desses cursos. O Jogo do TECON foi aplicado no curso técnico em porto do CEFET/Itaguaí, e pode-se verificar que este possui potencial para aprimorar o processo de formação profissional para o setor portuário, mas especificamente para terminais de contêineres.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4237/transportes.v21i1.578

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2013 Suellem Deodoro Silva, Cristiane Duarte Ribeiro de Souza, Márcio de Almeida D'Agosto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.