Utilização dos testes estatísticos de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk para verificação da normalidade para materiais de pavimentação

Manuela de Mesquita Lopes, Verônica Teixeira Franco Castelo Branco, Jorge Barbosa Soares

Resumo


Na pavimentação é comum tratar os dados obtidos em ensaios à luz de conceitos da estatística clássica, que consideram que um conjunto de dados possui distribuição Normal e utilizam os parâmetros média e desvio padrão na análise dos dados. O presente trabalho se propõe a verificar a aderência à distribuição Normal de dados oriundos de alguns ensaios de materiais para pavimentação, quais sejam: densidade aparente, densidade real e absorção do agregado graúdo, densidade aparente e volume de vazios de corpos de prova de mistura asfáltica. Foram utilizados os testes Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk, por meio do pacote estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Cada ensaio foi realizado pelo menos 30 vezes por um mesmo operador, utilizando os mesmos equipamentos. Observou-se convergência entre os dois testes de normalidade para cinco dos seis ensaios avaliados. Estas análises estatísticas contribuíram para a decisão com relação à escolha das ferramentas estatísticas utilizadas no Programa Interlaboratorial de Agregados e Misturas Asfálticas da Rede Asfalto N/E.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.4237/transportes.v21i1.566

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 TRANSPORTES



TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)