Utilização dos testes estatísticos de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk para verificação da normalidade para materiais de pavimentação

Autores

  • Manuela de Mesquita Lopes Escola Politecnica da Universidade de Sao Paulo (EPUSP) Departamento de Engenharia de Transportes (PTR) Laboratorio de Tecnologia de Pavimentação (LTP)
  • Verônica Teixeira Franco Castelo Branco Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes (PETRAN) Laboratório de Mecânica dos Pavimentos (LMP)
  • Jorge Barbosa Soares Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes (PETRAN) Laboratório de Mecânica dos Pavimentos (LMP)

DOI:

https://doi.org/10.4237/transportes.v21i1.566

Resumo

Na pavimentação é comum tratar os dados obtidos em ensaios à luz de conceitos da estatística clássica, que consideram que um conjunto de dados possui distribuição Normal e utilizam os parâmetros média e desvio padrão na análise dos dados. O presente trabalho se propõe a verificar a aderência à distribuição Normal de dados oriundos de alguns ensaios de materiais para pavimentação, quais sejam: densidade aparente, densidade real e absorção do agregado graúdo, densidade aparente e volume de vazios de corpos de prova de mistura asfáltica. Foram utilizados os testes Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk, por meio do pacote estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Cada ensaio foi realizado pelo menos 30 vezes por um mesmo operador, utilizando os mesmos equipamentos. Observou-se convergência entre os dois testes de normalidade para cinco dos seis ensaios avaliados. Estas análises estatísticas contribuíram para a decisão com relação à escolha das ferramentas estatísticas utilizadas no Programa Interlaboratorial de Agregados e Misturas Asfálticas da Rede Asfalto N/E.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela de Mesquita Lopes, Escola Politecnica da Universidade de Sao Paulo (EPUSP) Departamento de Engenharia de Transportes (PTR) Laboratorio de Tecnologia de Pavimentação (LTP)

Departamento de Engenharia de Transportes

Infraestrutura de Transportes

Verônica Teixeira Franco Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes (PETRAN) Laboratório de Mecânica dos Pavimentos (LMP)

Departamento de Engenharia de Transportes (DET)

Infraestrutura de Transportes

Jorge Barbosa Soares, Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes (PETRAN) Laboratório de Mecânica dos Pavimentos (LMP)

Departamento de Engenharia de Transportes (DET)

Infraestrutura de Transportes

Downloads

Publicado

30-04-2013

Como Citar

Lopes, M. de M., Castelo Branco, V. T. F., & Soares, J. B. (2013). Utilização dos testes estatísticos de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk para verificação da normalidade para materiais de pavimentação. TRANSPORTES, 21(1), 59–66. https://doi.org/10.4237/transportes.v21i1.566

Edição

Seção

Artigos