Utilização dos testes estatísticos de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk para verificação da normalidade para materiais de pavimentação

Manuela de Mesquita Lopes, Verônica Teixeira Franco Castelo Branco, Jorge Barbosa Soares

Resumo


Na pavimentação é comum tratar os dados obtidos em ensaios à luz de conceitos da estatística clássica, que consideram que um conjunto de dados possui distribuição Normal e utilizam os parâmetros média e desvio padrão na análise dos dados. O presente trabalho se propõe a verificar a aderência à distribuição Normal de dados oriundos de alguns ensaios de materiais para pavimentação, quais sejam: densidade aparente, densidade real e absorção do agregado graúdo, densidade aparente e volume de vazios de corpos de prova de mistura asfáltica. Foram utilizados os testes Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk, por meio do pacote estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Cada ensaio foi realizado pelo menos 30 vezes por um mesmo operador, utilizando os mesmos equipamentos. Observou-se convergência entre os dois testes de normalidade para cinco dos seis ensaios avaliados. Estas análises estatísticas contribuíram para a decisão com relação à escolha das ferramentas estatísticas utilizadas no Programa Interlaboratorial de Agregados e Misturas Asfálticas da Rede Asfalto N/E.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4237/transportes.v21i1.566

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2013 Manuela de Mesquita Lopes, Verônica Teixeira Franco Castelo Branco, Jorge Barbosa Soares

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)