Métodos ativos de aprendizagem: o uso do aprendizado baseado em problemas no ensino de Logística e Transportes

Autores

  • Igor de Moraes Cardoso UNIFEI
  • Renato da Silva Lima UNIFEI

DOI:

https://doi.org/10.4237/transportes.v20i3.561

Resumo

Diversas formas de ensino têm sido avaliadas por pesquisadores preocupados em obter mais dos alunos. O aprendizado baseado em problemas (ABP ou PBL - do inglês problem-based learning) é uma dessas abordagens, e que pode ser descrita como o método de ensino em que os alunos aprendem através da resolução de problemas complexos que não têm uma única resposta correta. O objetivo deste trabalho é analisar a efetividade do ABP no ensino de Logística e Transportes. Os resultados mostraram a efetividade do método através das observações realizadas e confirmaram a hipótese do modelo proposto. Os alunos consideraram este método mais dinâmico e motivador que aulas expositivas, porém reconheceram que demanda mais tempo. O docente considerou a aula mais dinâmica e desafiadora para todos, mas também mais imprevisível, pela possibilidade do levantamento de questões conceituais desconhecidas para o docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-19

Como Citar

Cardoso, I. de M., & Lima, R. da S. (2012). Métodos ativos de aprendizagem: o uso do aprendizado baseado em problemas no ensino de Logística e Transportes. TRANSPORTES, 20(3), 79–88. https://doi.org/10.4237/transportes.v20i3.561

Edição

Seção

Artigos