Métodos ativos de aprendizagem: o uso do aprendizado baseado em problemas no ensino de Logística e Transportes

Igor de Moraes Cardoso, Renato da Silva Lima

Resumo


Diversas formas de ensino têm sido avaliadas por pesquisadores preocupados em obter mais dos alunos. O aprendizado baseado em problemas (ABP ou PBL - do inglês problem-based learning) é uma dessas abordagens, e que pode ser descrita como o método de ensino em que os alunos aprendem através da resolução de problemas complexos que não têm uma única resposta correta. O objetivo deste trabalho é analisar a efetividade do ABP no ensino de Logística e Transportes. Os resultados mostraram a efetividade do método através das observações realizadas e confirmaram a hipótese do modelo proposto. Os alunos consideraram este método mais dinâmico e motivador que aulas expositivas, porém reconheceram que demanda mais tempo. O docente considerou a aula mais dinâmica e desafiadora para todos, mas também mais imprevisível, pela possibilidade do levantamento de questões conceituais desconhecidas para o docente.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4237/transportes.v20i3.561

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2012 Igor de Moraes Cardoso, Renato da Silva Lima

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.