Análise de um pavimento reforçado com geossintético a partir de resultados de ensaio em equipamento de grandes dimensões

Francis Massashi Kakuda, Alexandre Benetti Parreira, Glauco Tulio Pessa Fabbri

Resumo


Resumo: O artigo analisa o beneficio do uso de uma geogrelha como reforço da camada de base de um pavimento. Seções do pavimento e subleito com dimensões próximas às reais submetidas a carregamentos cíclicos foram ensaiadas numa caixa metálica quadrada com lado de 1,5 m e altura de 1,2 m. Concluiu-se que a utilização da geogrelha proporciona a redução de deformações elásticas e permanentes, e que a eficiência do reforço posicionado na interface com o subleito é maior que a do reforço posicionado no horizonte médio da base. Foram ainda determinados os módulos de resiliência da base e do subleito a partir da retroanálise das bacias de deflexões obtidas nos ensaios. Finalmente, a análise numérica de um pavimento hipotético mostrou que a geogrelha pode proporcionar uma extensão expressiva na vida de fadiga do revestimento asfáltico.

Palavras-chave: pavimentos reforçados com geosintéticos, geogrelha, ensaios de laboratório em verdadeira grandeza, deformações elásticas e plásticas sob carregamento cíclicos.

Abstract: The article analyzes the benefits of the application of a geogrid as base layer pavement reinforcement. Cyclic loaded fullscale sections of pavement and subgrade were tested in a square metallic box with 1.5 m width and 1.2 m height. It was concluded that the geogrid reduces the elastic and plastic deformations and also that positioning the reinforcing at subgrade interface is more efficient than at base medium horizon. The base and subgrade resilient modulus were obtained by back calculation using the deflection basin results from the tests. Finally, a numerical modeling of a hypothetic pavement showed that the geogrid may conduct to an expressive increase of the bituminous surface life.

Keywords: geosynthetic reforced pavement, geogrid, full-scale laboratory tests, elastic and plastic deformation under cyclic loadings.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v19i3.532

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2011 Francis Massashi Kakuda, Alexandre Benetti Parreira, Glauco Tulio Pessa Fabbri

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.