Cenários de avaliação das restrições à mobilidade dos pedestres em espaços públicos: o caso de um campus universitário
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v17i2.354Resumo
Este trabalho apresenta uma avaliação das condições de mobilidade do pedestre de acordo com o nível disponível de acessibilidade das calçadas para cada tipo de usuário observado. Através do método de avaliação multicritério em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica, é apresentado um estudo de caso em um campus universitário para os seguintes grupos de usuários: 1) sem deficiência aparente, 2) cadeirantes, 3) com deficiência visual e 4) com restrição de locomoção. Os resultados identificaram locais com diferentes níveis de acessibilidade para cada tipo de usuário, evidenciando que a disposição das edificações dentro do campus e o grau de importância dessas edificações atribuído pelos usuários geram bolsões com níveis de acessibilidade mais elevados. As conclusões sugerem que o método é adequado e promissor para identificar espaços urbanos com soluções ineficientes para a mobilidade de grupos específicos da população usuária.Abstract: This paper presents an assessment of the pedestrians' mobility conditions according to the level of accessibility of the pathways available for each type of user observed. Through a multicriteria evaluation carried out in a Geographic Information System, a case study was developed in a university campus for the following groups of users: 1) without apparent disabilities, 2) wheelchair users, 3) with visual disabilities, and 4) with mobility constraints. The results identified areas with different accessibility levels for each user type. They show that the arrangement of buildings within the campus and the degree of importance attributed by the users of these buildings create spots with higher levels of accessibility. The findings suggest that the method is a suitable and promising alternative for identifying urban locations with ineffective solutions to the mobility of specific population groups.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-07-2009
Como Citar
Aguiar, F. de O., Ramos, R. A. R., & da Silva, A. N. R. (2009). Cenários de avaliação das restrições à mobilidade dos pedestres em espaços públicos: o caso de um campus universitário. TRANSPORTES, 17(2). https://doi.org/10.14295/transportes.v17i2.354
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.