ORGANIZAÇÃO, GESTÃO E FINANCIAMENTO DE SISTEMAS DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v2i1.329Resumo
Mesmo que a montagem institucional da organização, gestão e financiamento dos sistemas de transporte coletivo urbano se revista de características peculiares a cada aglomeração, a observação do funcionamento das estruturas existentes em diferentes cidades do mundo e um subsídio valioso, sobretudo quando se está em busca de soluções que viabilizem e racionalizem a mobilidade nas metrópoles brasileiras. O objetivo do presente artigo é apresentar um breve relato da experiência de alguns países em relação ao assunto. Para cada caso abordado, são enfocados o nível de intervenção do poder público, a constituição da entidade encarregada dos sistemas (quando ela existir), as fontes de recursos destinadas a investimentos em operação e a forma de gestão e integração dos serviços.
Abstract:
Even if the institutional arrangements for the organization, management and financing of urban transportation systems are different for each city in the world, observation from the existing structures is a powerful tool when solutions are reached in order to make mobility within the Brazilian bigger cities more feasible and rational.The purpose of this article is to present an overview from experiences leaded by some countries. Each case shows public policies, urban public transport authorities organization, the financing sources concerned to investments in operation and how service management and integration work.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.