Modelagem da vida de fadiga e do acúmulo de deformações permanentes em pavimentos asfálticos por meio de um modelo de dano contínuo
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v15i2.32Resumo
É sabido que as condições das rodovias brasileiras têm grande impacto sobre a economia nacional. Diante disso, nasce a necessidade de uma busca por métodos de análise de pavimentos que possam prever com maior precisão as falhas as quais o pavimento está submetido. Dentre os principais métodos utilizados atualmente, pode-se citar os métodos puramente empíricos e aqueles mecanístico-empíricos que fazem uso da resposta estrutural do pavimento. A aprimoração de técnicas numéricas como o Método dos Elementos Finitos (MEF) ou o Método dos Elementos de Contorno (MEC) tem feito com que os métodos mecanístico-empíricos ganhem cada vez mais espaço e sejam mais usados no dimensionamento de pavimentos. O presente trabalho apresenta um modelo mecanístico que considera a evolução do dano causado pelos carregamentos e, conseqüentemente, possibilita uma melhor simulação da vida de fadiga da camada asfáltica. O modelo também possibilita uma melhor modelagem do acúmulo de deformação permanente nos pavimentos através do uso da Teoria da Viscoelasticidade, permitindo assim avaliar as duas principais falhas dos pavimentos flexíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Transportes o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser publicado pela Transportes, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0. Esta licença permite o seu compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Transportes, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu manuscrito online (por ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Transportes é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o DOI do artigo nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Transportes de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do manuscrito, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Transportes de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.