Desenvolvimento de competências transversais de estudantes de engenharia da mobilidade
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3103Palavras-chave:
Competências transversais. Educação. Engenharia da mobilidade.Resumo
A formação de engenheiros na área da mobilidade apresenta diversos desafios, especialmente no que se refere à promoção de competências que vão além do conhecimento específico. Torna-se fundamental estimular também o desenvolvimento de competências transversais, como comunicação, criatividade e trabalho em equipe. Nesse contexto, o presente artigo apresenta os resultados da aplicação do projeto “Desenvolvimento de Competências Transversais (CTs) na Engenharia”, que tem como objetivo identificar as condições favoráveis ao aprimoramento dessas competências entre estudantes de engenharia. O estudo analisou 12 CTs em um grupo de 23 estudantes de Engenharia da Mobilidade da Universidade Federal de Itajubá – campus Itabira. Para apoiar o desenvolvimento das competências, foi utilizada a prática “PDCA das Competências Transversais”. Os resultados indicaram que as competências com menor frequência de execução foram criatividade, inovação e proatividade. Após a participação no projeto, 84% dos estudantes relataram perceber melhorias em suas competências, enquanto 16% afirmaram não ter identificado mudanças. A análise do discurso revelou a construção de um sujeito em formação, cuja consciência profissional se baseia na busca ativa por conteúdos e experiências desenvolvidas de forma autônoma.
Downloads
Referências
Amador-Rodríguez, K.Y. and F.J. Alvarez-Rodríguez (2023) Evaluation of educational technologies for developing competencies in engineering students of biomimetic and sustainability course: a case study. International Journal on Interactive Design and Manufacturing (IJIDeM), v. 17, n. 6, p. 3333-48. DOI: 10.1007/s12008-023-01520-4. DOI: https://doi.org/10.1007/s12008-023-01520-4
Borges, G.G. and R.C.G. de Souza (2024) Skills development for software engineers: systematic literature review. Information and Software Technology, v. 168, p. 107395. DOI: 10.1016/j.infsof.2023.107395. DOI: https://doi.org/10.1016/j.infsof.2023.107395
Brasil, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (2014). Portaria no 425, de 2 de junho de 2014. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.
Brasil, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (2017a). Portaria INEP no 487, de 6 de junho de 2017. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.
Brasil, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (2017b). Portaria no 491, de 6 de junho de 2017. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.
Brasil, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (2017c). Portaria no 483, de 6 de junho de 2017. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.
Brasil, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (2017d). Portaria no 488, de 6 de junho de 2017. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.
Brasil, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (2017e). Portaria no 490, de 6 de junho de 2017. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.
Brasil, Ministério da Educação (2019) Resolução no 2, de 24 de Abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília. Available at: <http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2019-pdf/112681-rces002-19/file> (accessed 04/25/2024).
Campos, L.B.P. and J.A. Pinto (2023) Skills development with a focus on self-awareness and self-management: the power is in the student’s hand. In Proceedings of the 2023 International Conference on Active Learning in Engineering Education (PAEE/ALE). Portugal: Department of Production and Systems – PAEE Association, p. 103-111.
Chang, C.-N. and G.K. Saw (2021) Individual Development Plan, Mentoring Support, and Career Optimism among STEM Graduate Students during the COVID-19 Pandemic. 2021 American Educational Research Association (AERA) Annual Meeting, p. 1-11. Available at: <https://par.nsf.gov/biblio/10221704> (accessed 06/01/2024).
Chang, C.-N.; C. Justus-Smith; L.J. Malagon-Palacios et al. (2023) The use of the individual development plan at minority serving institutions. Frontiers in Education, v. 8, p. 1258273. DOI: 10.3389/feduc.2023.1258273. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1258273
Chang, C.-N.; C.A. Patterson; N.L. Vanderford et al. (2021) Modeling individual development plans, mentoring support, and career preparedness relationships among Doctor of Philosophy (Ph.D.) trainees in the life sciences. F1000 Research, v. 10, p. 626. DOI: 10.12688/f1000research.53705.2. PMid:35083035. DOI: https://doi.org/10.12688/f1000research.53705.1
Chang, C.-N.; J. Hui; C. Justus-Smith et al. (2024) Navigating STEM careers with AI mentors: a new IDP journey. Frontiers in Artificial Intelligence, v. 7, p. 1461137. DOI: 10.3389/frai.2024.1461137. PMid:39439844. DOI: https://doi.org/10.3389/frai.2024.1461137
Chans, G.M.; A.P. Valle-Arce; S. Salas-Maxemín et al. (2025) Exploring transversal competencies in engineering students through international experiences. Frontiers in Education, v. 9, p. 1457796. http://doi.org/10.3389/feduc.2024.1457796. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2024.1457796
Creswell, J.W. and J.D. Creswell (2021) Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto (5a ed.). Porto Alegre: Editora Penso.
Cruz, M.L. and G.N. Saunders-Smits (2021a) Exploring the effectiveness and the transversal competency retention of a game-based learning activity one year after student participation. Journal on Teaching Engineering, v. 1, n. 1, p. 94-112. DOI: 10.24840/2795-4005_001.001_0004. DOI: https://doi.org/10.24840/2795-4005_001.001_0004
Cruz, M.L. and G.N. Saunders-Smits (2021b) Using an industry instrument to trigger the improvement of the transversal competency learning outcomes of engineering graduates. European Journal of Engineering Education, v. 47, n. 1, p. 30-49. DOI: 10.1080/03043797.2021.1909539. DOI: https://doi.org/10.1080/03043797.2021.1909539
d’Escoffier, L.N.; D. Jiang; A. Guerra et al. (2024) Engineer students’ views on competencies for sustainable development: a case from a systemic PBL environment using Q methodology. European Journal of Engineering Education, v. 49, n. 5, p. 928-44. DOI: 10.1080/03043797.2024.2388122. DOI: https://doi.org/10.1080/03043797.2024.2388122
Diliegros-Godines, C.J.; A.E. Martínez-Cantón and V. Ubici (2021), Research-based learning applied in first semester courses of engineering programs (preliminary study). Psychology and Education, v. 58, n. 1, p. 5582-5586. DOI: 10.17762/pae.v58i1.2177. DOI: https://doi.org/10.17762/pae.v58i1.2177
Edwards, N.; R.L. Goodwin; M.K. Khalil et al. (2024) Students’ Motivation and Engagement in the Implementation of Individual Development Plan for Underrepresented Minority (URM) Students in Undergraduate STEM Training Programs. Education Sciences, v. 14, n. 3, p. 313. DOI: 10.3390/educsci14030313. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci14030313
EHEA (2020). Rome Ministerial Communiqué – Annex III. Available at: <https://ehea.info/Upload/Rome_Ministerial_Communique_Annex_III.pdf> (accessed 06/01/2024).
Félix-Herrán, L.C.; A.E. Rendon-Nava and J.M. Nieto Jalil (2019) Challenge-based learning: an I-semester for experiential learning in Mechatronics Engineering. International Journal on Interactive Design and Manufacturing (IJIDeM), v. 13, n. 4, p. 1367-1383. DOI: 10.1007/s12008-019-00602-6. DOI: https://doi.org/10.1007/s12008-019-00602-6
Félix-Herrán, L.C.; C. Izaguirre-Espinosa; V. Parra-Vega et al. (2022) A challenge-based learning intensive course for competency development in undergraduate engineering students: case study on UAVs. Electronics (Basel), v. 11, n. 9, p. 1349. DOI: 10.3390/electronics11091349. DOI: https://doi.org/10.3390/electronics11091349
Ferraz, T.G. A. (2023) Avaliação de competências transversais de estudantes de engenharia: proposta de um sistema associando escalas de autoavaliação, avaliação por pares e por professores. Tese (doutorado). Programa de Pós-graduação, Centro Universitário SENAI CIMATEC. Salvador, BA. Available at: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1830 (accessed 06/01/2024).
García-Martínez, M.; S.R. Cruz-Ramírez and J.M. Olais-Govea (2021) Encryption activity to improve higher-order thinking in engineering students. International Journal on Interactive Design and Manufacturing (IJIDeM), v. 15, n. 2-3, p. 299-316. DOI: 10.1007/s12008-021-00756-2. DOI: https://doi.org/10.1007/s12008-021-00756-2
Gee, D.; M. Schulte and R.R. Matsumoto (2019) An individual development plan for pharmacy students for career planning and tracking accreditation standards. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 83, n. 6, p. 6825. DOI: 10.5688/ajpe6825. PMid:31507277. DOI: https://doi.org/10.5688/ajpe6825
Halpern, S.L.; J. Mutz; B.D. Inouye et al. (2021) Lessons learned from adapting professional development to fit a remote. academic-year REU. Scholarship and Practice of Undergraduate Research, v. 4, n. 4, p. 60. DOI: 10.18833/spur/4/4/10. DOI: https://doi.org/10.18833/spur/4/4/10
Hardy, T.M.; M.J. Hansen; R.E. Bahamonde et al. (2022) Insights gained into the use of individual development plans as a framework for mentoring NIH Postbaccalaureate Research Education Program (PREP) Trainees. Journal of Chemical Education, v. 99, n. 1, p. 417-427. DOI: 10.1021/acs.jchemed.1c00503. PMid:36186731. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.1c00503
Hernandez-de-Menendez, M.; C.A. Escobar Díaz and R. Morales-Menendez (2020) Engineering education for smart 4.0 technology: a review. International Journal on Interactive Design and Manufacturing (IJIDeM), v. 14, n. 3, p. 789-803. DOI: 10.1007/s12008-020-00672-x. DOI: https://doi.org/10.1007/s12008-020-00672-x
Holland, C.K. (2023) Help your students and postdoctoral fellows realize their worth, The Journal of the Acoustical Society of America, v. 153, n. 3, p. A191. DOI: 10.1121/10.0018621. DOI: https://doi.org/10.1121/10.0018621
Iniutina, O. (2024) Key principles of the KiDD (kids’ development diagnosis and determining the risk of autism for children from 1.5 to 6 years) methodology development and comparison of results with other methods. Global Mental Health (Cambridge, England), v. 11, p. e88. DOI: 10.1017/gmh.2024.85. PMid:39464562. DOI: https://doi.org/10.1017/gmh.2024.85
Keyes, L.M. and L. Ames Fischer (2024) Where do i go from here? Evaluating professional development in undergraduate planning education. Journal of Planning Education and Research, p. 0739456X241260609. DOI: 10.1177/0739456X241260609. DOI: https://doi.org/10.1177/0739456X241260609
Kusters, I.S.; M.E. Gregory; J.L. Bryan et al. (2020) Development of a hybrid, interprofessional, interactive quality improvement curriculum as a model for continuing professional development, Journal of Medical Education and Curricular Development, v. 7, p. 2382120520930778. DOI: 10.1177/2382120520930778. PMid:32637639. DOI: https://doi.org/10.1177/2382120520930778
Lara-Prieto, V. and G.E. Flores-Garza (2022) iWeek experience: the innovation challenges of digital transformation in industry. International Journal on Interactive Design and Manufacturing, v. 16, n. 1, p. 81-98. DOI: 10.1007/s12008-021-00810-z. DOI: https://doi.org/10.1007/s12008-021-00810-z
Leles, A.; L. Zaina and J.R. Cardoso (2024) Challenge-based learning for competency development in engineering education, a prisma-based systematic literature review. IEEE Transactions on Education, v. 67, n. 5, p. 746-757. DOI: 10.1109/TE.2024.3417908. DOI: https://doi.org/10.1109/TE.2024.3417908
Llopis-Albert, C. and F. Rubio (2021) Application of learning analytics to improve higher education. Multidisciplinary Journal for Education, Social and Technological Sciences, v. 8, n. 2, p. 1-18. DOI: 10.4995/muse.2021.16287. DOI: https://doi.org/10.4995/muse.2021.16287
Lopes, C.C.G.P. (2021) Re (pensar) a Empregabilidade: A Importância das Soft Skills. Dissertação (mestrado). Programa de Mestrado em Gestão do Potencial Humano, Instituto Superior de Gestão - Business e Economics School. Lisboa. Available at: <https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/37281/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Cl%C3%A1udia%20Lopes_17Junho2021.pdf> (accessed 06/15/2024).
López, H.A.; P. Ponce; A. Molina et al. (2021) Design framework based on TEC21 Educational Model and Education 4.0 Implemented in a Capstone Project: a case study of an electric vehicle suspension system. Sustainability (Basel), v. 13, n. 11, p. 5768. DOI: 10.3390/su13115768. DOI: https://doi.org/10.3390/su13115768
Lowe, D.; E. Tilley; K. Willey et al. (2025) Student reactions to the development of professional engineering competencies. European Journal of Engineering Education, v. 50, n. 2, p. 281-297. DOI: 10.1080/03043797.2024.2354240. DOI: https://doi.org/10.1080/03043797.2024.2354240
Luna, A.; M. Chong and D. Djurica (2024) Higher education internationalization: a BPMN Global Experience. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, v. 19, p. 278-84. DOI: 10.1109/RITA.2024.3458856. DOI: https://doi.org/10.1109/RITA.2024.3458856
Mahdzir, M.N.; A.S.A. Abd Rahim and M.K.M. Seni et al. (2021) Integrating competency based-management into individual development plan for university staff. Advances in Business Research International Journal, v. 7, n. 1, p. 117-128. DOI: 10.24191/abrij.v7i1.13178. DOI: https://doi.org/10.24191/abrij.v7i1.13178
Martins, H.; A. Freitas; I. Direito et al. (2021) Engineering the future: transversal skills in Engineering Doctoral Education. In Proceedings of the 4th International Conference of the Portuguese Society of Engineering Education. USA: IEEE, p. 1-6. DOI: 10.1109/CISPEE47794.2021.9507210. DOI: https://doi.org/10.1109/CISPEE47794.2021.9507210
Maturana-González, G.V.; C.E. Durango-Vanegas; C.M. Zapata-Jaramillo et al. (2024) COMPETENT: a game for teaching competencies related to software development team. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, v. 19, p. 7-13. DOI: 10.1109/RITA.2024.3368356. DOI: https://doi.org/10.1109/RITA.2024.3368356
McSween, V.K. (2024) An integrative approach to STEM workforce preparation in a biomedical science course [quality improvement]. International Journal on Social and Education Sciences, v. 6, n. 2, p. 174-187. DOI: 10.46328/ijonses.653. DOI: https://doi.org/10.46328/ijonses.653
Miranda, S.-F.S.; F. Aguayo-González; M.J. Ávila-Gutiérrez et al. (2021) Neuro-competence approach for sustainable engineering. Sustainability (Basel), v. 13, n. 8, p. 4389. DOI: 10.3390/su13084389. DOI: https://doi.org/10.3390/su13084389
Nakanjako, D.; G. Bamuturaki; H. Nambooze et al. (2022) Use of individual development plans: experiences from junior faculty in the “NURTURE” mentored research program at Makerere University College of Health Sciences. African Health Sciences, v. 22, n. 2, p. 71-79. DOI: 10.4314/ahs.v22i2.12S. PMid:36321117. DOI: https://doi.org/10.4314/ahs.v22i2.12S
Neumeyer, X. and S.C. Santos (2023) Educating the engineer entrepreneur of the future: a team competency perspective. IEEE Transactions on Engineering Management, v. 70, n. 2, p. 684-99. DOI: 10.1109/TEM.2021.3086778. DOI: https://doi.org/10.1109/TEM.2021.3086778
Orlandi, E.P. (2001) Análise do Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas: Editora Pontes.
Pacher, C.; M. Woschank and B.M. Zunk (2023) The role of competence profiles in Industry 5.0-related vocational education and training: exemplary development of a competence profile for industrial logistics engineering education. Applied Sciences (Basel, Switzerland), v. 13, n. 5, p. 3280. DOI: 10.3390/app13053280. DOI: https://doi.org/10.3390/app13053280
Page, M.; J. McKenzie; P. Bossuyt et al. (2024). Declaração PRISMA 2020: uma diretriz atualizada para publicação de revisões sistemáticas. Germinare — Revista Científica do Instituto Piaget, v. 4, pp. 1-19. DOI: 10.5281/zenodo.13271469. DOI: https://doi.org/10.26633/RPSP.2022.112
Pinto, J.A.; L.B.P. Campos and O.F. Lima Jr. (2024) Autoavaliação de competências transversais de estudantes de engenharia: um estudo comparativo entre Unifei e Unicamp. In Anais do X Fórum STHEM Brasil. São Paulo: STHEM, p. 350-366. Available at: https://www.sthembrasil.com/eventos/forum-2025/ (accessed 06/01/2024).
PPC Projeto Pedagógico do Curso (2022) Curso de Engenharia da Mobilidade. Itabira, MG: Instituto de Engenharias Integradas, IEI, UNIFEI.
Quesel, C.; M. Mittag and G. Moeser (2024) Educate Northwest Helvetia: a Delphi study on public schooling in Switzerland. Foresight, v. 27, n. 3, p. 578-94. DOI: 10.1108/FS-07-2024-0125. DOI: https://doi.org/10.1108/FS-07-2024-0125
Ribeiro, V.C.; S.I.A. Proença; L.M.A. Santos et al. (2024) Co-creation as a driver of geo-environmental learning approach to adapt cities to climate changes. Soils and Rocks, v. 47, n. 2, p. e2024004823. DOI: 10.28927/SR.2024.004823. DOI: https://doi.org/10.28927/SR.2024.004823
Rodríguez-Abitia, G.; M.L. Sanchez-Guerrero; S. Martínez Pérez et al. (2023) Competencies of information technology professionals in Society 5.0. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologías del Aprendizaje, v. 17, n. 4, p. 343-350. DOI: 10.1109/RITA.2022.3217136. DOI: https://doi.org/10.1109/RITA.2022.3217136
Rubio, D.M.; C. Mayowski; E.A. Meagher et al. (2023) Customized Career Development Platform (CCDP) for clinical and translational researchers: a pragmatic cluster-randomized controlled trial. Journal of Clinical and Translational Science, v. 7, n. 1, p. e259. DOI: 10.1017/cts.2023.687. PMid:38229889. DOI: https://doi.org/10.1017/cts.2023.687
Said, A.; L.C. Félix-Herrán; Y.A. Davizón et al. (2022) An active learning didactic proposal with human-computer interaction in engineering education: a direct current motor case study. Electronics (Basel), v. 11, n. 7, p. 1059. DOI: 10.3390/electronics11071059. DOI: https://doi.org/10.3390/electronics11071059
Sánchez-Martín, J.; M. Corrales-Serrano; A. Luque-Sendra et al. (2020) Exit for success. Gamifying science and technology for university students using escape-room. A preliminary approach. Heliyon, v. 6, n. 7, p. e04340. DOI: 10.1016/j.heliyon.2020.e04340. PMid:32671257. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2020.e04340
Schmal, R.; S. Rivero and C. Vidal (2020) El desafío de construir un programa para el desarrollo de competências genéricas: un estudio de caso. Educação e Pesquisa, v. 46, p. e217017. DOI: 10.1590/s1678-4634202046217017. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217017
Seguí, L. and M. Galiana (2023) The challenge of developing and assessing transversal competences in higher education engineering courses. International Journal of Engineering Education, v. 39, n. 1, p. 2-13.
Stewart, G.L.; S.H. Courtright and C.C. Manz (2019) Self-leadership: a paradoxical core of organizational behavior. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, v. 6, n. 1, p. 47-67. DOI: 10.1146/annurev-orgpsych-012218-015130. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-012218-015130
Thompson, S. (2022) Vocational assessment and individual development planning in diversity-focused undergraduate mentorship. Innovation in Aging, v. 6, p. 859. DOI: 10.1093/geroni/igac059.3074. DOI: https://doi.org/10.1093/geroni/igac059.3074
Vázquez-Parra, J.C.; L.E. Malagón-Castro; P. Suarez-Brito et al. (2024) Complex thinking and profile of Colombian university teachers. Frontiers in Education, v. 9, p. 1336049. DOI: 10.3389/feduc.2024.1336049. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2024.1336049
Véchot, L.N.; T. Olewski and A.H. Al-Qahtani (2022) Development and implementation of a process safety competency development program (PSCDP) for process safety engineers: A unique collaboration between industry (SABIC) and academia (MKOPSC). Journal of Loss Prevention in the Process Industries, v. 80, p. 104917. http://doi.org/10.1016/j.jlp.2022.104917. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jlp.2022.104917
Werkema, C. (1995) As Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento de Processos (6a ed.). Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial.
Yin, R.K. (2001) Estudos de Caso: Planejamento e Métodos (2a ed.). Porto Alegre: Editora Bookman.
Zhang, S.; C. Li; M. Carroll et al. (2020) Doctoral program design based on technology-based situated learning and mentoring: a comparison of part-time and full-time doctoral students. International Journal of Doctoral Studies, v. 15, p. 393-414. DOI: 10.28945/4598. PMid:39920230. DOI: https://doi.org/10.28945/4598
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lilian Barros Pereira Campos, Janaina Antonino Pinto, Samuel dos Santos Silva, Orlando Fontes Lima Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Transportes o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser publicado pela Transportes, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0. Esta licença permite o seu compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Transportes, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu manuscrito online (por ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Transportes é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o DOI do artigo nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Transportes de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do manuscrito, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Transportes de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.




