Análise do efeito do tempo de resposta probabilístico em interseções semaforizadas microssimuladas no AIMSUN
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3062Palavras-chave:
Tempo de resposta. Interseções semaforizadas. Microssimulação. AIMSUN.Resumo
Interseções semaforizadas são pontos críticos da infraestrutura viária, frequentemente sujeitos a congestionamentos e acidentes devido às limitações de capacidade e aos conflitos de tráfego. O tempo de resposta (TR) dos motoristas, especialmente quando elevado, é uma variável comportamental que afeta o desempenho do tráfego nesses locais, contribuindo para o aumento dos atrasos e para a redução da capacidade viária. O objetivo deste trabalho foi modelar e analisar o impacto do TR dos motoristas na fluidez do tráfego de interseções semaforizadas, utilizando o software de microssimulação AIMSUN. O método empregado envolveu a coleta de dados de TR e de headways em uma interseção na cidade de Fortaleza, a modelagem da distribuição de probabilidade do TR e sua implementação no simulador. Diversos cenários foram simulados, variando a demanda de veículos, assim como a duração do TR, com o intuito de avaliar os seus impactos no atraso médio, na razão v/c, no fluxo de saturação e na capacidade de aproximações semaforizadas. Os resultados mostraram que a distribuição log-normal foi a que melhor se ajustou aos dados de TR. A modelagem probabilística do TR nos simuladores mostrou que o TR do primeiro veículo da fila (TR1) foi maior do que para os demais veículos em fila. A inserção da modelagem probabilística do TR aumentou os atrasos e reduziu a capacidade quando comparado ao modelo default. O estudo aponta que a modelagem probabilística do TR afeta a fluidez de interseções semafóricas microssimuladas especialmente em condições de tráfego mais saturado.
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