TRANSPORTE POR VANS - O QUE CONSIDERAR NO PROCESSO DE REGULAMENTAÇÃO?
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v4i1.294Resumo
A redução nas taxas de importação nos anos 90 contribuiu para o aumento da importação de veículos novos que não são atualmente produzidos pelas montadoras instaladas no Brasil. As vans têm se popularizado em cidades como o Rio de Janeiro no atendimento a demanda de serviços considerados não convencionais ou informais. Existem ainda casos constatados da utilização destas vans em rotas normalmente operadas por serviço regular de ônibus urbano. Constata-se que as Secretarias (Municipal, Estadual) responsáveis pelo gerenciamento do setor de Transportes no Rio de Janeiro, estão preocupadas com a regulamentação deste serviço que vem se popularizando e se tornando uma alternativa viável ao usuário do transporte regular além de oferecer uma alternativa ao usuário do carro particular. O objetivo deste trabalho é discutir o papel desempenhado por este tipo de serviço em grandes centros urbanos, e também aspectos gerais que deveriam ser considerados neste processo de regulamentação. Discute-se também o problema atual dos transportes coletivos na cidade do Rio de Janeiro e conclui-se que as vans tem potencial, se regulamentadas de forma adequada, para contribuir na melhoria do transporte publico da cidade.
ABSTRACT
Import tax reductions in the 90's have contributed to an increase in vehicles importation, currently not assembled in Brazil. Vans are very popular in cities such as Rio de Janeiro, responding to the demand of non-conventional or informal transport services. The are also some cases where these vans are replacing bus services on conventional bus routes. The Municipal and State Transport Secretaries are concerned with how to regulate these services. The vans are turning into a viable alternative to public transport users and to car users too. The main objective of this paper is to discuss the role played by this type of service in busy urban centers and also some aspects to be taken into account in the regulation process. The current public transport problem in Rio de Janeiro is also focused and the conclusion is that the vans have the potential to improve public transport use in the city, if adequately regulated.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.