Análise da prática do excesso de velocidade em vias de trânsito rápido a partir de dados naturalísticos de direção

Autores

  • Alexandre Schipitoski Monteiro Universidade Federal do Paraná
  • Jorge Bastos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v32i1.2910

Palavras-chave:

Excesso de velocidade, Estudo Naturalístico de Direção, Função logit, Vias de trânsito rápido

Resumo

O controle da velocidade constitui-se de um desafio para a gestão urbana orientada à redução de mortes e lesões no trânsito. O objetivo deste artigo foi avaliar a influência de características operacionais na ocorrência do excesso de velocidade nas vias de trânsito rápido de Curitiba (PR). A metodologia foi baseada no uso de dados naturalísticos de direção e na aplicação da regressão logística binária para investigar a relação entre características operacionais das vias (variáveis explicativas) e o excesso de velocidade (variável resposta). O resultado geral indica a prática do excesso de velocidade ao longo de 20,64% do tempo de viagem em fluxo livre. A análise isolada das variáveis explicativas indicou que a presença de radar aumentou a chance de não exceder a velocidade entre 8,16 e 21,09 vezes para as situações de qualquer excesso e acima de 20% do limite, respectivamente. A análise conjunta das variáveis explicativas resultou estatisticamente significativa para a presença de radar e a presença de semáforo, sendo que o primeiro reduziu em 9,55 vezes e o segundo aumentou em aproximadamente 30% a chance de excesso. Este resultado demonstra a importância da fiscalização eletrônica de velocidade como parte da estratégia de gestão da velocidade em áreas urbanas.

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Publicado

16-04-2024

Como Citar

Schipitoski Monteiro, A., & Bastos, J. (2024). Análise da prática do excesso de velocidade em vias de trânsito rápido a partir de dados naturalísticos de direção. TRANSPORTES, 32(1). https://doi.org/10.58922/transportes.v32i1.2910

Edição

Seção

Artigos