Desempenho mecânico de misturas asfálticas compostas por ligantes asfálticos modificados com óleo de girassol

Autores

  • Jeovanesa Régis Carvalho Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil https://orcid.org/0000-0002-3437-9675
  • Ablenya Grangeiro de Barros Universidade de Antwerp, Flandres – Bélgica
  • Adriano Elísio de Figueiredo Lopes Lucena Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil
  • Rita Flávia Régis Queiroz Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil
  • Daniel Beserra Costa Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil
  • Antonio Leomar Ferreira Soares Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil
  • Érika Vitória de Negreiros Duarte Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v30i3.2703

Palavras-chave:

Óleo de girassol, Misturas asfálticas, Propriedades mecânicas, Ligantes modificados, MAM

Resumo

Misturas Asfálticas Mornas (MAMs) referem-se a uma variedade de misturas asfálticas produzidas a temperaturas mais baixas do que as convencionalmente utilizadas para produzir misturas asfálticas a quente, que proporcionam ganhos econômicos, ambientais e sociais. Este estudo investigou as propriedades mecânicas das misturas asfálticas compostas por ligantes asfálticos modificados com óleo de girassol nos teores de adição de 1%, 2%, e 3%. Foram avaliadas a resistência à tração indireta, o módulo de resiliência, o dano por umidade induzida, o módulo dinâmico, a resistência à deformação permanente, e a vida de fadiga das misturas asfálticas mornas. Os resultados evidenciaram que o desempenho mecânico das misturas asfálticas compostas por ligantes asfálticos modificados com óleo reduziu em comparação com o da mistura com ligante asfáltico puro, apesar de todas serem adequadas para aplicação em camadas superficiais de pavimento de acordo com os atuais requisitos técnicos para misturas asfálticas. No entanto, as misturas asfálticas com ligantes modificados com óleo de girassol apresentaram uma maior adesividade, que indica uma menor susceptibilidade à ação deletéria da água do que a sua equivalente não modificada.

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Biografia do Autor

Jeovanesa Régis Carvalho, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil

Departamento de Engenharia Civil, Laboratório de Engenharia de Pavimentos, UFCG.

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Publicado

29-09-2022

Como Citar

Régis Carvalho, J. ., Grangeiro de Barros, A. ., de Figueiredo Lopes Lucena , A. E. ., Régis Queiroz, R. F., Beserra Costa, D., Ferreira Soares, A. L. ., & de Negreiros Duarte , Érika V. . (2022). Desempenho mecânico de misturas asfálticas compostas por ligantes asfálticos modificados com óleo de girassol. TRANSPORTES, 30(3). https://doi.org/10.14295/transportes.v30i3.2703

Edição

Seção

Artigos