Programação dinâmica aplicada à alocação de recursos no transporte de cargas

Authors

  • Antonio Martins Lima Silva Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Nicolau D. Fares Gualda Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v16i2.27

Abstract

O planejamento operacional de um sistema de transporte de cargas de longa distância implica resolver um problema de otimização de rede dinâmica capacitada, visando a efetuar de forma eficaz e eficiente os movimentos das cargas, utilizando os recursos de transporte disponíveis. O presente trabalho aborda a utilização de programação dinâmica aproximada e adaptativa para solução desse tipo de problema. A metodologia de solução proposta substitui o processo de otimização global da rede por um modelo de Programação Dinâmica aplicado a cada estágio do problema; o método baseia-se em uma heurística para estimar o valor que a solução de cada estágio transfere para os estágios subseqüentes. A técnica utilizada reduz sensivelmente a quantidade de variáveis envolvidas, o que viabiliza a construção de modelos matemáticos mais realistas em um horizonte de planejamento mais amplo. São apresentados resultados de uma aplicação bem sucedida do modelo com utilização do Jensen Network Solver.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2008-09-15

How to Cite

Martins Lima Silva, A., & D. Fares Gualda, N. (2008). Programação dinâmica aplicada à alocação de recursos no transporte de cargas. TRANSPORTES, 16(2). https://doi.org/10.14295/transportes.v16i2.27

Issue

Section

Artigos