Avaliação do MDE TOPODATA como fonte de informação para fins de planejamento cicloviário: um estudo de caso para uma cidade brasileira de pequeno porte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v30i3.2697

Palavras-chave:

Bicicleta, Declividade do terreno, PEC-PCD, GNSS, TOPODATA DEM

Resumo

O presente trabalho busca avaliar o Modelo Digital de Elevação (MDE) TOPODATA como fonte de informações altimétricas relevantes ao planejamento cicloviário urbano. Um estudo de caso foi conduzido em Bariri-SP. O Padrão de Exatidão Cartográfica dos Produtos Cartográficos Digitais (PEC-PCD), avaliado comparando-se altitudes TOPODATA com altitudes homólogas levantadas em campo por método preciso satelital (GNSS), sugere que o MDE pode não ser adequado às fases do planejamento cicloviário que requerem um maior detalhamento dos elementos a serem projetados. Uma moderada a forte autocorrelação espacial positiva foi observada entre os erros do MDE. Com relação à sua usabilidade para se estimar declividades médias de segmentos viários, no entanto, os resultados sugerem que as declividades médias TOPODATA não diferem estatisticamente daquelas estimadas com dados de campo e, para os dois critérios adotados de rampas aceitáveis ao ciclismo, mais de 82% dos segmentos viários foram igualmente avaliados por ambas as fontes de informação.

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Publicado

08-12-2022

Como Citar

Monari, M., Lima Segantine, P. C. ., & Silva, I. da. (2022). Avaliação do MDE TOPODATA como fonte de informação para fins de planejamento cicloviário: um estudo de caso para uma cidade brasileira de pequeno porte. TRANSPORTES, 30(3), 2697. https://doi.org/10.14295/transportes.v30i3.2697

Edição

Seção

Artigos