Análise de benefícios econômicos de ciclovias usando o modelo HDM-4 - estudo de caso para o município de São Paulo

Autores

  • Luisa Fernanda Arango Álvarez Universidade de São Paulo, São Paulo - Brasil
  • Jose Tadeu Balbo Universidade de São Paulo, São Paulo - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v30i2.2695

Palavras-chave:

Ciclovias, Tráfego não motorizado, Modelo HDM-4, Custos de operação veicular, Rentabilidade

Resumo

Além dos estudos técnicos, as ciclovias devem ser produto de políticas de planejamento e investimento considerando a capacidade dos projetos de gerar benefícios socioeconômicos, implementando análises objetivas de políticas relevantes para a viabilidade de projetos de implantação de ciclovias exclusivas. Neste artigo o modelo de Tráfego Não Motorizado (NTM) do software HDM-4 (Highway Development and Management Model 4) é aplicado para a análise de diferentes alternativas de ciclovias, avaliando aspectos como a demanda atual e potencial de ciclistas, a velocidade de operação, custos de capital e perfil econômico dos usuários de bicicletas. A combinação dessas variáveis leva a alternativas técnicas e econômicas cuja análise resulta em diferenças relevantes em seus indicadores de rentabilidade. As análises foram realizadas considerando dois cenários; o primeiro compreende a análise da rentabilidade de alternativas estruturadas com diretrizes normativas que, em termos de agilidade, representam condições ideais de operação; o segundo cenário consiste em uma avaliação mais realista para a cidade de São Paulo, considerando restrições de velocidade e diversificando o perfil do usuário de acordo com a renda per capita das principais regiões da cidade. Os resultados refletem a diversidade inter-regional sobre a conveniência de projetos de ciclovias com base apenas nos benefícios monetários de tempos de viagem reduzidos.

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Publicado

31-08-2022

Como Citar

Arango Álvarez, L. F. ., & Balbo, J. T. . (2022). Análise de benefícios econômicos de ciclovias usando o modelo HDM-4 - estudo de caso para o município de São Paulo. TRANSPORTES, 30(2), 2695. https://doi.org/10.14295/transportes.v30i2.2695

Edição

Seção

Artigos