Redução da espera a bordo por controle de intervalo entre ônibus adaptado ao carregamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i3.2650

Palavras-chave:

Controle de intervalo entre ônibus, Ganho variável, Transporte público

Resumo

A regularidade no cronograma de ônibus em linhas de baixa frequência ou a manutenção de intervalos nas de alta frequência são desejadas na operação do transporte coletivo. A retenção é uma técnica usada para estes fins, porém pode incorrer em atraso para os usuários embarcados. Trabalho anterior baseado em um método de controle preditivo identificou melhor desempenho quando as retenções foram concentradas em estações nas quais os ônibus estavam mais vazios. Com base nesses resultados, os métodos de controle realimentado com intervalo à frente e intervalo à frente e atrás, ambos operados com ganhos estáticos e matemática e computacionalmente mais simples do que o controle preditivo, são modificados para operarem com ganhos variáveis de acordo com o carregamento usando duas técnicas diferentes. Um tempo de regulagem variável com o carregamento também é incorporado aos controladores. Microssimulações de um corredor BRT com padrões de demanda concentrada e distribuída mostram melhor desempenho do sistema com as técnicas propostas em relação ao uso de ganho fixo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIMSUN (2020) Aimsun Next 8.4 Help Online. Available at <https://www.aimsun.com/>. (Accessed in 11/05/2021).

Barnett, A. (1974) On Controlling Randomness in Transit Operations. Transportation Science, v. 8, n. 2, p. 102-116. DOI: 10.1287/trsc.8.2.102.

Cats, O.; A. Larijani; H. Koutsopoulos e W. Burghout (2011) Impacts of Holding Control Strategies on Transit Performance. Transportation Research Record, v. 2216, p. 51-58. DOI: 10.3141/2216-06.

Ceder, A. (2007) Public Transit Planning and Operation: Theory, Modeling and Practice. Elsevier, Butterworth-Heinemann, Burlington, Massachussetts.

Daganzo, C. F. (2010) Public Transportation Systems: Basic Principles of System Design, Operations Planning and Real-Time Control. ITS Berkeley, Berkeley, California. Available at < https://escholarship.org/uc/item/46f4x3zf >. (Accessed in 11/05/2020).

Eberlein, X. J.; N. H. M. Wilson e D. Bernstein (2001) The Holding Problem with Real-time Information Available. Transportation Science, v. 35, n. 1, p. 1-18. DOI: 10.1287/trsc.35.1.1.10143.

Ibarra-Rojas, O.; F. Delgado; R. Giesen e J. Muñoz (2015) Planning, Operation and Control of Bus Transport Systems: A Literature Review. Transportation Research Part B: Methodological, v. 77, p. 38-75. DOI: 10.1016/j.trb.2015.03.002.

Koehler L.; W. Kraus e E. Camponogara (2011) Iterative Quadratic Optimization for the Bus Holding Control Problem. IEEE Transactions on Intelligent Transportation Systems, v. 12, n. 4, p. 1568-1575. DOI: 10.1109/TITS.2011.2164909.

Lima, L. (2020) Controle realimentado de intervalo entre ônibus com ganho variável de acordo com o carregamento. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Available at < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216157>. (Accessed in 11/05/2020).

Lima, L.; W. Kraus; R. Carlson e L. Zimmermann (2019) Controlador realimentado de intervalo entre ônibus com ganho variável de acordo com o carregamento. 33º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte.

Newell, G. F. e R. B. Potts (1964) Maintaining a Bus Schedule. 2nd Australian Road Research Board Conference. v. 2, n. 1, p. 388-393. Australian Road Research Board (ARRB), Melbourne.

PLAMUS (2015) Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis. Available at <http://observatoriodamobilidadeurbana.ufsc.br/>. (Accessed in 11/05/2020).

Turnquist, M. (1982) Strategies for Improving Bus Transit Service Reliability. Transportation Research Record 818. Evanston, IL: Northwestern University. Available at < https://trid.trb.org/view/174188>. (Accessed in 11/05/2020).

Wright, L. e W. Hook (2007) Bus Rapid Transit Planning Guide. Institute for Transportation & Development Policy, New York. Available at < https://www.itdp.org/2017/11/16/the-brt-planning-guide/>. (Accessed in 11/05/2020).

Zimmermann, L. (2016) Controle de Intervalos entre Ônibus: Comparação entre Métodos Realimentados Clássicos e Controle Preditivo Baseado em Modelo. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Available at < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/175840>. (Accessed in 11/05/2020).

Zimmermann, L.; W. Kraus e L. A. Koehler (2015) Análise de Estratégias Realimentadas para Controle por Retenção do Intervalo Entre Ônibus. 29º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte.

Zimmermann, L.; W. Kraus; L. A. Koehler e E. Camponogara (2016) Holding Control of Bus Bunching without Explicit Service Headways. IFAC-PapersOnLine, v. 49, n. 3, p. 209-214. DOI: 10.1016/j.ifacol.2016.07.035.

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

Franco Lima, L. ., Castelan Carlson, R. ., Kraus Junior, W. ., Zimmermann, L. ., & Koehler, L. A. . (2021). Redução da espera a bordo por controle de intervalo entre ônibus adaptado ao carregamento. TRANSPORTES, 29(3), 2650. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i3.2650

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica