Compatibilidade das faixas de mudança de velocidade para o tráfego de veículos pesados em rodovias brasileiras

Waldemiro de Aquino Pereira Neto, João Alexandre Widmer

Resumo


Um importante dispositivo no projeto geométrico de interseções em rodovias com elevada velocidade de projeto e tráfego intenso são as faixas de mudança de velocidade. Este recurso, além de permitir uma maior capacidade da via, é responsável pela redução dos riscos de acidentes decorrentes da existência de veículos com elevado diferencial de velocidade compartilhando uma mesma faixa de tráfego, como as colisões traseiras e ultrapassagens em locais proibidos como nas imediações das interseções. Neste artigo é investigada a compatibilidade do tráfego de veículos de carga pesados utilizando faixas de aceleração e desaceleração, considerando que os manuais vigentes dimensionam estes dispositivos com base no desempenho de veículos de passeio.


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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v16i2.26

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TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

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