Análise do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas modificadas com a adição de óleo vegetal residual

Autores

  • Paulo Roberto Barreto Torres Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil
  • Adriano Elísio de Figueiredo Lopes Lucena Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil
  • Talita Miranda de Sousa Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil
  • Marcela Maria Toscano Krau Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – Brasil
  • Priscila Maria Sousa Gonçalves Luz Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil
  • Lucas Ferreira de Lima Barbosa Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v30i1.2585

Palavras-chave:

Material fresado, Agente rejuvenescedor, Planejamento fatorial, Óleo vegetal

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o comportamento de misturas asfálticas com material fresado, nos teores 0%, 30% e 60% e ligante modificado com óleo vegetal residual, nos teores 0%, 2% e 4%. Realizaram-se ensaios de viscosidade rotacional, além do planejamento fatorial para estudar a influência do material fresado e do óleo nos ensaios: Resistência à Tração (RT), Módulo de Resiliência, Lottman modificado (LM) e Flow Number. Resultados indicaram que o acréscimo do óleo alcançou redução da viscosidade e temperaturas de usinagem e compactação. O planejamento fatorial encontrou indicativos, no ensaio de RT, que a variável de maior influência foi o teor de óleo, com exceção do ensaio LM onde o teor fresado foi mais significativo. Observou-se redução de agregados virgens para a mistura com 60% de fresado, e redução de até 1,2% de ligante virgem comparado com misturas sem fresado. Corroborando indicativos de economia na fabricação desta mistura.

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Publicado

30-04-2022

Como Citar

Barreto Torres, P. R. ., de Figueiredo Lopes Lucena, A. E. ., Miranda de Sousa, T. ., Toscano Krau, M. M. ., Sousa Gonçalves Luz, P. M. ., & Ferreira de Lima Barbosa, L. . (2022). Análise do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas modificadas com a adição de óleo vegetal residual . TRANSPORTES, 30(1), 2585. https://doi.org/10.14295/transportes.v30i1.2585