Avaliação da drenagem superficial em pista de pouso e decolagem por meio de processamento digital de imagens

Autores

  • Ana Kássia Lopes Gonçalves Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil
  • Francisco Heber Lacerda de Oliveira Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2521

Palavras-chave:

Escoamento superficial, Macrotextura, Aderência

Resumo

A aderência pneu-pavimento fator preponderante para minimizar episódios de hidroplanagem. As metodologias convencionais de avaliação de textura demonstram-se ineficientes e pouco confiáveis, em razão da intervenção humana no ensaio. Por outro lado, o desenvolvimento de novas tecnologias proporcionou avaliações mais ágeis por intermédio de técnicas como o processamento digital de imagens (PDI). Nesse sentido, este artigo tem por objetivo analisar do escoamento superficial das águas pluviais com avaliação da textura de revestimentos aeroportuários por meio do processamento digital de imagens. O estudo de campo foi realizado em um aeródromo do estado do Ceará e buscou correlações entre o ensaio de mancha de areia e três metodologias de PDI. Com taxas de sucesso de mais de 70%, segundo a classificação de macrotextura, concluiu-se que o método de contagem de pixels mostrou-se eficiente para análise da macrotextura em situações em que há presença de lâmina d’água no revestimento.

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Publicado

08-12-2021

Como Citar

Lopes Gonçalves, A. K., & Lacerda de Oliveira, F. H. . (2021). Avaliação da drenagem superficial em pista de pouso e decolagem por meio de processamento digital de imagens . TRANSPORTES, 29(4), 2521. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2521