Avaliação preliminar da resiliência na mobilidade urbana decorrente do transporte público

Autores

  • Luiza Gagno Azolin Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo – Brasil https://orcid.org/0000-0001-8421-3211
  • Antônio Nélson Rodrigues da Silva Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v28i4.2406

Palavras-chave:

Resiliência. Mobilidade urbana. Crise de combustível. Transporte público.

Resumo

O objetivo deste estudo é inserir o transporte público em uma estratégia para avaliação da resiliência na mobilidade urbana diante de uma eventual restrição na oferta de combustível. Considerando como disponíveis apenas os modos ativos e o transporte público, são avaliados diferentes cenários com distâncias máximas possíveis para os modos a pé e bicicleta e de funcionamento do transporte público. As viagens são então classificadas em persistentes, excepcionais, adaptáveis ou transformáveis, sendo as três primeiras categorias apontadas como resilientes. No estudo de caso realizado na cidade de São Carlos-SP, observou-se que a inserção do transporte público, mesmo em condições de mínimo funcionamento, proporcionou um ganho considerável na resiliência: 21,4% no cenário mais pessimista para os modos ativos. A abordagem proposta também permite identificar linhas de transporte público que não agregam novos trechos atendidos ao serem colocadas em funcionamento, o que justificaria a sua não utilização na situação de crise avaliada.

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Publicado

16-11-2020

Como Citar

Azolin, L. G., & Rodrigues da Silva, A. N. (2020). Avaliação preliminar da resiliência na mobilidade urbana decorrente do transporte público. TRANSPORTES, 28(4), 76–88. https://doi.org/10.14295/transportes.v28i4.2406

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica