Influência da temperatura e da velocidade de trafego na previsão de área trincada de pavimentos as-fálticos

Anthony Belo Vasconcelos Santos, Jorge Barbosa Soares, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima Babadopulos

Resumo


O Brasil passa por um importante momento na área da pavimentação asfáltica com a proposição de atualização do método de dimensionamento. Neste trabalho é investigada a importância das variáveis de temperatura e velocidade de tráfego na previsão de área trincada do revestimento asfáltico (%AT) no tempo por meio do programa
CAP3D-D. Por meio de rotinas de análise mecanicistas aliadas a funções empíricas de previsão, foi investigado o desempenho de 4 misturas em 16 cenários diferentes, considerando a mesma estrutura de pavimento. Os resultados confirmam significativa sensibilidade de respostas de %AT, com variações de 6 a 40% ao fim de 120 meses em simulação entre temperaturas da Região Nordeste e Sul do Brasil, respectivamente, e de variações de até 33% para comparações entre 10 km/h e 90 km/h. Mostra-se que além dos diferentes resultados de trincamento, as misturas apresentaram diferentes níveis de sensibilidade às variações de clima e velocidade, evidenciando a importância de se considerar estes parâmetros nas previsões de %AT.


Palavras-chave


Dimensionamento; Fadiga; Mecanístico-empírico; Dano Contínuo

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v28i4.2394

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