Diferença entre horário reportado de acidentes de trânsito e perturbações na velocidade em interseções semaforizadas em Fortaleza, Brasil

Autores

  • Lucas Tito Pereira Sobreira Federal University of Ceará, Ceará – Brazil
  • Gabriela Gomes Soares Rezende Federal University of Ceará, Ceará – Brazil
  • Flávio José Craveiro Cunto Federal University of Ceará, Ceará – Brazil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v28i5.2290

Palavras-chave:

Segurança viária, Perturbação na velocidade, Horário de reportagem de acidentes, Estimativa do horário de acidentes

Resumo

O advento de novas tecnologias de monitoramento e controle de tráfego permite o desenvolvimento de estudos mais robustos de segurança viária a partir da obtenção de dados de tráfego desagregados em intervalos de 1 a 15 minutos ou até em tempo real. Entretanto, visando relacionar os acidentes às suas condições precursoras, a aplicação desse tipo de dado demanda um melhor conhecimento sobre a precisão do horário de reportagem dos acidentes. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise entre horários reportados dos acidentes e perturbações nas condições de fluxo em interseções semaforizadas em Fortaleza, Brasil. As perturbações na corrente de tráfego foram detectadas a partir de oscilações na velocidade com a aplicação de algoritmo que compara as velocidades em condições "típicas" e "com acidentes" e com a validação visual das detecções. A avaliação de 291 acidentes mostrou uma diferença média de 20 minutos (dp = 23 min) entre o horário de reportagem do acidente e o momento da detecção da perturbação na velocidade. Esse achado indica a importância da investigação da precisão dos horários de reportagem dos acidentes de trânsito, principalmente ao desenvolver estudos de segurança viária em escala temporal desagregada.

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Biografia do Autor

Lucas Tito Pereira Sobreira, Federal University of Ceará, Ceará – Brazil

Departamento de Engenharia de Transportes

Gabriela Gomes Soares Rezende, Federal University of Ceará, Ceará – Brazil

Departamento de Engenharia de Transportes

Flávio José Craveiro Cunto, Federal University of Ceará, Ceará – Brazil

Departamento de Engenharia de Transportes

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Sobreira, L. T. P., Rezende, G. G. S., & Cunto, F. J. C. (2020). Diferença entre horário reportado de acidentes de trânsito e perturbações na velocidade em interseções semaforizadas em Fortaleza, Brasil. TRANSPORTES, 28(5), 280–293. https://doi.org/10.14295/transportes.v28i5.2290

Edição

Seção

Artigos