Estimação do efeito de motocicletas na capacidade de interseções semaforizadas

Autores

  • Roberto Matheus Nunes Torquato Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil
  • Matheus Souza Carvalho Maciel Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil
  • Manoel Mendonça de Castro-Neto Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v28i5.2229

Palavras-chave:

Tráfego urbano. Semáforo. Equivalência ucp. Análise de capacidade de tráfego.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é estimar e avaliar o efeito das motocicletas em intersecções semaforizadas. Para isso, foram coletadas variáveis que representam a presença de motocicletas na frente do primeiro veículo na fila, entre os veículos longitudinalmente e entre veículos lateralmente (na faixa virtual). Os resultados mostram que o efeito médio de uma motocicleta posicionada à frente ou entre veículos no tempo perdido inicial está entre 0.3 e 0.7s. No entanto, não houve evidência de que motocicletas na faixa virtual afeta a descarga da fila de veículos. Em relação aos headways de saturação, os resultados indicam que uma motocicleta na frente de um veículo aumenta seu headway de descarga em 0.7 s, um aumento de 30%. Um aumento de 10% na proporção de motocicletas diminui o fluxo de saturação em cerca de 60 veh/h. O fator de equivalência de carros de passeio para motocicletas obtido neste estudo foi de 0.21, considerando apenas as motocicletas posicionadas longitudinalmente entre veículos.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Torquato, R. M. N., Maciel, M. S. C., & de Castro-Neto, M. M. (2020). Estimação do efeito de motocicletas na capacidade de interseções semaforizadas. TRANSPORTES, 28(5), 220–234. https://doi.org/10.14295/transportes.v28i5.2229

Edição

Seção

Artigos