Estudo laboratorial do comportamento mecânico de agregados reciclados para aplicação em reaterro de valas

Autores

  • João Paulo Barbosa Carvalho Universidade de São Paulo, São Paulo – Brasil
  • Rosângela dos Santos Motta Universidade de São Paulo, São Paulo – Brasil https://orcid.org/0000-0002-6005-8285

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i1.2228

Palavras-chave:

Agregados reciclados, Módulo de resiliência, Deformação permanente, Pavimento, Dutos enterrados

Resumo

Este trabalho visa contribuir com a avaliação de agregados reciclados para uso em pavimentação, particularmente em reaterro de valas, possibilitando, assim, o reaproveitamento de materiais e buscando a melhoria da qualidade do pavimento reparado. Geralmente as especificações acerca do assunto indicam somente uma caracterização física básica dos materiais neste tipo de aplicação, deixando uma lacuna quanto ao seu comportamento mecânico. Para contribuir neste âmbito, o principal objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento mecânico de agregados reciclados de resíduo de construção e demolição (RCD) e de reclaimed asphalt pavement (RAP) em laboratório. O RCD foi avaliado com e sem adição de cimento Portland, enquanto o RAP foi estudado na forma de mistura reciclada a frio com espuma de asfalto. Foi analisado o comportamento mecânico por meio de ensaios de módulo de resiliência e deformação permanente, sob carga repetida, além das evoluções de deformação permanente segundo a teoria do Shakedown. Adicionalmente, os resultados obtidos permitiram a proposição de seções-tipo com estes materiais reciclados em reaterro de valas. Os resultados mostram, de maneira geral, que o RCD estabilizado com cimento e o RAP podem ser aplicados como material de preenchimento de valas em diferentes tipos de tráfego, segundo as condições propostas.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Carvalho, J. P. B., & Motta, R. dos S. (2021). Estudo laboratorial do comportamento mecânico de agregados reciclados para aplicação em reaterro de valas. TRANSPORTES, 29(1), 103–116. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i1.2228

Edição

Seção

Artigos