Avaliação das relações entre propriedades de forma de agregados, compactação, parâmetros do esqueleto mineral e textura de revestimentos asfálticos aeroportuários a partir do Processamento Digital de Imagens (PDI)

Autores

  • Victor Mosca de Carvalho Araujo Universidade Federal do Ceará, Brasil
  • Renan Santos Maia Universidade Federal do Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0877-4006
  • Verônica Teixeira Franco Castelo Branco Universidade Federal do Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1459-1740
  • Aldaianny Oliveira Maia Universidade Federal do Ceará, Brasil
  • Camilla Bezerra Rodrigues Universidade Federal do Ceará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i1.1875

Palavras-chave:

Compactação, Textura, Pavimentos Aeroportuários, Processamento Digital de Imagens

Resumo

Este trabalho busca contribuir, na fase de projeto, para a previsão de macro e microtextura de misturas asfálticas aeroportuárias, relacionando-as com propriedades de forma dos agregados, métodos de compactação e parâmetros do esqueleto mineral. Para tanto, foi validado o uso do Processamento Digital de Imagens (PDI), a partir do equipamento AIMS2, cujas avaliações de macro e microtextura apresentam correspondência satisfatória com o ensaio de Mancha de Areia (MA) e a textura superficial da matriz pétrea, respectivamente. Observou-se que o aumento do Grau de Compactação (GC) e a utilização de rolos tandem provocam uma redução na macrotextura e uma melhoria nas características do esqueleto mineral. Além disso, a compactação em laboratório pode dar suporte à previsão da macrotextura em campo, porém a microtextura pode ser melhor prevista a partir da análise isolada da textura superficial dos agregados, sendo necessário para isso o desenvolvimento de correspondências entre classificações estatísticas e físicas.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Araujo, V. M. de C., Maia, R. S., Castelo Branco, V. T. F., Maia, A. O., & Rodrigues, C. B. (2021). Avaliação das relações entre propriedades de forma de agregados, compactação, parâmetros do esqueleto mineral e textura de revestimentos asfálticos aeroportuários a partir do Processamento Digital de Imagens (PDI). TRANSPORTES, 29(1), 1–16. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i1.1875

Edição

Seção

Artigos