Transportes no Brasil: que história contar?

Joaquim José Guilherme de Aragão, Oswaldo Lima Neto, Anísio Brasileiro, Enilson Medeiros dos Santos, José Menezes Senna, Rômulo Dante Orrico Filho

Resumo


O presente trabalho se propõe a desenvolver uma abordagem historiográfica com vistas a contribuir para o entendimento da história dos transportes no Brasil. Inicialmente, desenham-se considerações gerais sobre o ofício de historiar os transportes, de modo a que possam ser úteis para a compreensão das origens e do desenvolvimento do setor. Em seguida, tentamos demonstrar a complexidade dos transportes enquanto fenômeno histórico, e que pontes devem ser colocadas entre a história dos transportes e a história política, econômica e social mais abrangente, sobretudo no que concerne ao desenvolvimento espacial da sociedade. A partir dessa discussão metodológica, apresenta-se uma metodologia aplicada à historiografia dos transportes. Em seguida, aplica-se a metodologia através da definição de uma tipologia de fatos históricos relevantes, com vistas a dotar a análise historiográfica de uma maior consistência analítica.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v9i2.172

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 TRANSPORTES



TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)