Estimação da velocidade média em vias arteriais urbanas com uso do microssimulador VISSIM

Victor Macêdo Lacerda, Leonardo Gonçalves Ribeiro, Matheus Ferreira da Rocha, Diego Alves Tabosa, Manoel Mendonça de Castro Neto

Resumo


Um dos principais desafios na modelagem microscópica de vias urbanas é a estimação dos valores dos parâmetros dos modelos comportamentais do condutor. O principal objetivo deste artigo é propor um método de calibração dos modelos comportamentais do VISSIM para modelagem do tráfego de vias arteriais urbanas, com foco na estimação da velocidade média do tráfego de automóveis e de ônibus. O método foi aplicado em dois corredores urbanos da cidade de Fortaleza, resultando em erros de calibração de 10% e 13% e de validação de 19% e 9%. O segundo objetivo deste artigo foi comparar a calibração apresentada, do tipo sequencial, na qual os parâmetros são calibrados separadamente, seguindo uma sequência pré-estabelecida, com a calibração simultânea, na qual todos os parâmetros são calibrados em conjunto com base na medida de desempenho do tráfego que se deseja estimar. A calibração sequencial resultou em melhores estimativas para os parâmetros comportamentais, pois ela diminui a chance de se obter combinações de valores irreais para os parâmetros.


Palavras-chave


Microssimulação de tráfego, Car-following, Mudança de faixa, Wiedemann.

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1705

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