Auditoria da segurança viária

Christine Tessele Nodari, Luis Antonio Lindau

Resumo


A Auditoria de Segurança Viária - ASV, originada no Reino Unido na década de 80, tem por objetivo diminuir a probabilidade de ocorrência de acidentes de trânsito por meio da realização de vistorias periódicas com foco nas questões de segurança. Este artigo objetiva revisar a ASV, apresentando seus principais conceitos, objetivos, resultados alcançados, aplicabilidade, aspectos legais, custos e benefícios.

A realização de ASV no Brasil é ainda muito incipiente. Por outro lado, em países como a Inglaterra, Dinamarca, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que possuem índices de acidentes substancialmente menores que os brasileiros, a realização de ASV já é prática obrigatória.

A adoção da ASV possibilita economias significativas de recursos. A experiência resultante de duas décadas de condução de ASV sugere que os custos associados à sua execução representam um aumento de apenas 4 a 10% no custo total do projeto. Embora os benefícios gerados sejam de difícil quantificação, estima-se que a condução de ASV resulte em relações benefício-custo na ordem de 15:1; estimativas mais otimistas avaliam essa relação em 20:1. Essas estimativas indicam o grande potencial de retorno social e econômico decorrente da sua aplicação, o que referenda a difusão atual da prática de ASV por diversos países do mundo.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v9i2.170

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2001 Christine Tessele Nodari, Luis Antonio Lindau

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.