Distribuição de renda e demanda por transporte aéreo: uma especificação de modelo econométrico para o mercado doméstico brasileiro

Autores

  • Jessica Aline Franco Frazão Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São Paulo – Brasil
  • Alessandro V. M. Oliveira Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São Paulo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v28i5.1662

Palavras-chave:

Transporte aéreo. Econometria. Modelo de demanda. Distribuição de renda.

Resumo

O presente artigo visa investigar a relação entre desigualdade de renda e demanda por transporte aéreo no Brasil. A maior popularização do setor aéreo observada nas últimas décadas no país motiva que se considere a hipótese de que a redução da desigualdade de renda teria induzido demanda latente mais sensível a preço, resultando no aumento da quantidade de passageiros transportados na aviação comercial. Utilizou-se um modelo de demanda por viagens aéreas aplicado aos principais pares de cidades do segmento regular doméstico, combinado ao uso do estimador de Método dos Momentos Generalizados para controle de endogeneidade das variáveis de yield médio e sua interação com o complemento do Índice Gini de concentração de renda. Os resultados obtidos sugerem que a redução da desigualdade de renda intensificou a elasticidade-preço da demanda no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAHAMS, M. (1983) A service quality model of air travel demand: an empirical study. Transportation Research Part A, v. 17, n. 5, p.385–393.

ANAC (2017) Anuário do Transporte Aéreo. Disponível em: http://www.anac.gov.br. Acesso em: 8 de outubro de 2019.

ANAC (2019) Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas - Nacional. Disponível em: http://www.anac.gov.br. Acesso em: 8 de outubro de 2019.

ANDRADE, T. (2007) A crise Varig/Tam e o uso de codeshare. In: SALGADO, L.; MOTTA, R. (Org.). Regulação e concorrência no Brasil: governança, incentivos e eficiência. IPEA, Rio de Janeiro, cap. 7, p. 165-174.

AZEVEDO, J.; LÓPEZ-CALVA, L.; LUSTIG, N. e E. ORTIZ-JUÁREZ (2015) Inequality, Mobility and Middle Classes in Latin America. In: DAYTON-JOHNSON, J. Latin America's Emerging Middle Classes: economic perspectives. Palgrave Macmillan, Hampshire. cap. 2, p. 54-72.

BANCO MUNDIAL (2016) PIB per capita PPP. Disponível em: http://data.worldbank.org/country/brazil?locale=pt. Acesso em: 22 Ago. 2016.

BANCO MUNDIAL (2018) GINI Index: World Bank Estimate. Disponível em: http://data.worldbank.org. Acesso em: 15 Abr. 2018.

CAWLEY, G. C.; TALBOT, N. L. C. (2010) On over-fitting in model selection and subsequent selection bias in performance evaluation. Journal of Machine Learning Research, v. 11, n. Jul, p. 2079-2107.

CLIFTON, K. J.; MOURA, F. (2017) Conceptual Framework for Understanding Latent Demand: Accounting for Unrealized Activities and Travel. Transportation Research Record, v. 2668, n. 1, p. 78-83.

COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO (2007) Relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito Crise do Sistema de Tráfego Aéreo. Brasília.

COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE (2018) Estadísticas e Indicadores. Disponível em: http://estadisticas.cepal.org. Acesso em 08 Abr. 2018.

BRONS, M.; PELS, E.; NIJKAMP, P. e P. RIETVELD (2002) Price elasticities of demand for passenger air travel: a meta-analysis. Journal of Air Transport Management, v. 8, p. 165-175.

DAYTON-JOHNSON, J (2015) Latin America's emerging middle classes: economic perspectives. Palgrave Macmillan, Hampshire.

DOBRUSZKES, F. (2013) The geography of European low-cost airline networks: a contemporary analysis. Journal of Transport Geography, v. 28, p. 75-88.

FAGEDA, X.; SUAU-SANCHEZ, P. e K. MASON (2015) The evolving low-cost business model: Network implications of fare bundling and connecting flights in Europe. Journal of Air Transport Management, v. 42, p. 289-296

.

FU, X.; OUM, T. e A. ZHANG (2010) Air Transport Liberalization and its impacts on airline competition and air passenger traf-fic. Transportation Journal, v. 49, n. 4, p. 24-41.

FU, X.; ZHANG, A. e Z. LEI (2012) Will China's airline survive the entry of high-speed rail? Research in Transportation Economics, v. 35, p. 13-25.

GALLET, C. e H. DOUCOULIAGOS (2014) The income elasticity of air travel: a meta-analysis. Annals of Tourism Research, v. 49, p. 141-155.

GRAHAM, A. (2000) Demand for leisure air travel and limits to growth. Journal of Transport Management, v. 6, n. 2, p. 109-118.

GRAHAM, A. (2013) Understanding the low cost carrier and airport relationship: a critical analysis of the salient issues. Tour-ism Management, v. 36, p. 66-76.

JUNG, J. e E. FUJII (1976) The price elasticity of demand for air travel: some new evidence. Journal of Transport Economics and Policy, v. 10, n.3, p. 257-262.

LEE JR, D. B.; KLEIN, L. A.; CAMUS, G. (1999) Induced traffic and induced demand. Transportation Research Record, v. 1659, n. 1, p. 68-75.

LIESHOUT, R.; MALIGHETTI, P.; REDONDI, R. e G. BURGHOUWT (2016) The competitive landscape of air transport in Europe. Journal of Transport Geography, v. 50, p. 68-82.

MALIGHETTI, P.; PALEARI, S.; REDONDI, R. (2009) Pricing strategies of low-cost airlines: The Ryanair case study. Journal of Air Transport Management, v. 15, n. 4, p. 195-203.

MOORE, Thomas Gale. US airline deregulation: Its effects on passengers, capital, and labor. The Journal of Law and Economics, v. 29, n. 1, p. 1-28, 1986.

MORRISON, Steven; WINSTON, Clifford. The economic effects of airline deregulation. Brookings Institution Press, 1986.

NERI, M. C. A nova classe média: o lado brilhante da base da pirâmide. São Paulo: Editora Saraiva. 2011.

OUM, T.; WATERS, W. e J. YONG (1990) A survey of recent estimates of price elasticities of demand for transport. V. 359. World Bank, Wanshington, D.C.

OUM, T.; ZHANG, A. e Y. ZHANG (1993) Inter-firm rivalry and firm-specific price elasticities in deregulated airline markets. Journal of Transport Economics and Policy, v. 27, n. 2, p. 171-192.

ROLIM, P. S.; BETTINI, H. F.; OLIVEIRA, A.V.M. (2016) Estimating the impact of airport privatization on airline demand: A re-gression-based event study. Journal of Air Transport Management, v. 54, p. 31-41.

SALGADO, L.; VASSALLO, M. e A. V. M. OLIVEIRA (2010) Regulação, políticas setoriais, competitividade e formação de preços: considerações sobre o transporte aéreo no Brasil. Journal of Transport Literature, v. 4, n.1, p. 7-48.

SEN, A. (1981) Poverty and famines: an essay on entitlement and deprivation. Clarendon Press, Oxford.

SOARES, S.; OSORIO, R.; SOARES, F.; MEDEIROS, M. e E. ZEPEDA (2009) Conditional Cash Transfers in Brazil, Chile and Mexico: Impacts upon inequality. Estudios Economicos, p. 207-224.

STAMPINI, M. e L. TORNAROLLI (2012) The growth of conditional cash transfers in Latin America and the Caribbean: Did they go too far? Inter-American Development Bank. Policy Brief.

SUAU-SANCHEZ, P.; BURGHOUWT, G. e X. FAGEDA (2015) Reinterpreting EU air transport deregulation: a disaggregated analysis of the spatial distribution of traffic in Europe, 1990-2009. Tijdschrift voor Economische en Sociale Geografie, v. 107, n. 1, p. 48-65.

TSOUNTA, E. e A. OSUEKE (2014) What is behind Latin America's declining income inequality? IMF Working Paper, n. WP/14/124, Julho. Washington, D.C.: International Monetary Fund. 35p. Disponível em https://www.imf.org/en/Publications/WP/Issues/2016/12/31/What-is-Behind-Latin-Americas-Declining-Income-Inequality-41748.

TUROLLA, F.; VASSALLO, M. e A. V. M. OLIVEIRA (2008) Intermodal competition in the Brazilian interstate travel market. Re-vista de Análisis Económico, v. 23, n. 1, p. 21-33.

WANG, J.; BONILLA, D. e D. BANISTER (2016) Air deregulation in China and its impact on airline competition 1994-2012. Journal of Transport Geography, v. 50, p. 12-23.

WEI, W. e M. HANSEN (2006) An aggregate demand model for air passenger traffic in the hub-and-spoke net-work.Transportation Research Part A, v. 40, p. 841-815.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Frazão, J. A. F., & Oliveira, A. V. M. (2020). Distribuição de renda e demanda por transporte aéreo: uma especificação de modelo econométrico para o mercado doméstico brasileiro. TRANSPORTES, 28(3), 1–13. https://doi.org/10.14295/transportes.v28i5.1662

Edição

Seção

Artigos