Cálculo de eficiência na alocação de mão de obra em estações ferroviárias da malha do Rio de Janeiro por meio da análise envoltória de dados (DEA)

Luíza Serra Moreira, Wagner Luis Ferreira, João Carlos Correia Baptista Soares de Mello

Resumo


O presente objeto de estudo analisa a eficiência em relação a utilização da mão de obra e passageiros atendidos nas estações ferroviárias do principal ramal ferroviário da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é de viabilizar uma análise de melhores práticas nas estações, possibilitando uma melhor alocação de mão de obra. Para tanto, foi utilizado o DEA como ferramenta de elaboração dos cálculos, por meio do modelo CCR com orientação a inputs e análise da fronteira invertida. Os dados iniciais adotados correspondem ao total de funcionários (input) estimados por meio de observações, e as quantidades de passageiros por estação (output) que correspondem à média de dias úteis entre maio de 2016 até maio de 2017 multiplicados por um fator de correção. A seleção de outras variáveis, por vez, foi realizada utilizando o método de Multicritério para Seleção de Variáveis. Além disso, uma ampla revisão de literatura foi pesquisada como referências aos conceitos e premissas aqui adotados. O resultado apresentou a estação de São Cristóvão como eficiente a ponto de ser considerada benchmark. Dessa forma, as práticas e critérios adotados na utilização de mão de obra na estação de São Cristóvão devem ser, quando operacionalmente possível, replicados e/ou adaptados às demais estações.


Palavras-chave


Eficiência, Ferrovia, Análise envoltória de dados.

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1644

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