Impacto de medidas para estímulo ao uso da bicicleta em viagens ao trabalho: estudo de caso envolvendo funcionários da Companhia Riograndense de Saneamento
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v27i2.1576Palavras-chave:
Bicicleta para Transporte, Preferên-cia Declarada, Logit Ordenado, Infraestrutura para bicicletas, Vesti-ário no trabalho, Bicicletário no trabalho, Empréstimo de Bicicletas, Treinamento para ciclistas, Ciclovi-asResumo
O objetivo deste estudo é identificar as questões mais valorizadas pelos potenciais usuários de bicicleta em viagens a trabalho e avaliar o impacto de medidas de estímulo ao uso da bicicleta. Para isto, foi realizado um estudo de caso com os funcionários da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), na cidade de Porto Alegre, por meio de um estudo de Preferência Declarada. Modelos logit ordenados foram utilizados para estimar a probabilidade de uso da bicicleta em diferentes cenários. Os resultados mostraram que a implantação de vestiários, bicicletários, empréstimo de bicicletas, treinamento para funcionários e a presença de ciclovias para o acesso à CORSAN, estimulam a utilização de bicicleta. A disponibilidade de vestiário mostrou-se a variável mais importante. A implantação conjunta de vestiário, bicicletário e bicicletas para empréstimo aumentaria a demanda em 65%. Os procedimentos adotados podem ser facilmente aplicados em outros contextos, expandindo pesquisas desta natureza.
Downloads
Referências
Aldred, R.; B. Elliott; J. Woodcock e A. Goodman (2017) Cycling provision separated from motor traffic: a systematic review exploring whether stated preferences vary by gender and age. Transp Rev. 2017;37(1):29–55. Doi:10.1080/01441647.2016.1200156.
Becerra, J. M.; R. S. Reis; L. D. Frank; F. A. R. Marrero; B. Welle; E. A. Cordero; F. M. Paz; C. Crespo; V. Dujon; E. Jacoby; J. Dill; L. Weigand; C. M. Padin (2013). Transport and health: a look at three Latin American cities Transporte y salud: una mirada a tres ciudades latinoamericanas Transporte e saúde: um olhar sobre três cidades latino-americanas. Cad Saude Publica. 2013;29(4):654. doi:10.1590/S0102-311X2013000400004.
Ben-Akiva, M. e S. R. Lerman (1985) Discrete Choice Analysis. Cambridge: MIT Press.
Bierlaire, M. BIOGEME: A free package for the estimation of discrete choice models. In: 3rd Swiss Transport Research Conference. Lausanne; 2003.
Braun, L. M.; D. A. Rodriguez; T. Cole-Hunter; A. Ambros; D. Donaire-Gonzalez; M. Jerrett; M. A. Mendez; M. J. Nieuwenhuijsen e A. de Nazelle (2016). Short-term planning and policy interventions to promote cycling in urban centers: Findings from a commute mode choice analysis in Barcelona, Spain. Transp Res Part A. 2016;89:164–183. doi: 10.1016/j.tra.2016.05.007.
Buehler, R. (2012) Determinants of bicycle commuting in the Washington, DC region: The role of bicycle parking, cyclist showers, and free car parking at work. Transp Res Part D. 2012;17:525–531. doi: 10.1016/j.trd.2012.06.003.
Cairns, S.; C. Newson e A. Davis (2010). Understanding successful workplace travel initiatives in the UK. Transp Res Part A. 2010;44(7):473–494. doi:10.1016/j.tra.2010.03.010.
Cardoso, P. de B. e V. B. C. Campos (2016) Metodologia para planejamento de um de sistema cicloviário, TRANSPORTES v. 24, n. 4, 2016. ISSN: 2237-1346 (online). DOI:10.14295/transportes.v24i4.1158
Choice Metrics. Ngene: The Cutting Edge in Experimental Design. Ngene User Man Ref Guid. 2012:248. www.choice-metrics.com.
Cui,Y.; S. Mishra e T. F. Welch (2014). Land use effects on bicycle ridership: a framework for state planning agencies. J Transp Geogr. 2014;41:220–228. doi:10.1016/j.jtrangeo.2014.10.004.
da Silveira, M. O. e M. L. A. Maia (2015) Variáveis que influenciam no uso da bicicleta e as crenças da teoria do comportamento planejado TRANSPORTES v. 23, n. 1, 2015. ISSN: 2237-1346 (online). DOI: 10.4237/transportes.v23i1.848.
Damant-Sirois, G. e A. M. El-Geneidy (2015). Who cycles more?Determining cycling frequency through a segmentation approach in Montreal, Canada. Transp Res Part A. 2015;77:113–125. Doi: 10.1016/j.tra.2015.03.028.
Dickinson, J. E.; S. Kingham; S. Copsey e D. J. Pearlman-Hougie (2003). Employer travel plans, cycling and gender: Will travel plan measures improve the outlook for cycling to work in the UK? Transp Res Part D. 2003;8(1):53–67. doi:10.1016/S1361-9209(02)00018-4.
Fonseca, A. P.; A. L. Pereira e A. E. L. M. Rezende (1995) O Transporte na Competitividade das Exportações Agrícolas: Visão Sistêmica na Análise Logística. Anais do IX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, ANPET, São Carlos, v. 1, p. 340–351.
Goetzke, F. e T. Rave (2011) Bicycle Use in Germany: Explaining Differences between Municipalities with Social Network Effects. Urban Stud. 2011;48(2):427–437. doi:10.1177/0042098009360681.
Greene, W. H. e D. A. Hensher (2009) Modeling ordered choices. New York: Cambridge University Press; 2009. Disponível em: http://www.bauer.uh.edu/rsusmel/phd/OrderedChoiceSurvey.pdf (acesso em 28/08/2019).
Handy, S.L.; Y. Xing e T. J. Buehler (2010) Factors associated with bicycle ownership and use : a study of six small U. S. cities. Transportation (Amst). 2010;37:967–985. doi:10.1007/s11116-010-9269-x.
Heinen, E.; K. Maat e B. van Wee (2013) The effect of work-related factors on the bicycle commute mode choice in the Netherlands. Transportation (Amst). 2013;40:23–43. doi:10.1007/s11116-012-9399-4.
Hendriksen, I. J. M.; M. Simons; F. G. Garre; V. H. Hildebrandt (2010). The association between commuter cycling and sickness absence. Prev Med (Baltim). 2010;51(2):132–135. doi:10.1016/j.ypmed.2010.05.007.
Hu, G.; Q. Qiao; K. Silventoinen; J. G. Eriksson; P. Jousilahti; J. Lindström; T. T. Valle; A. Nissinen e J. Tuomilehto (2003). Occupational, commuting, and leisure-time physical activity in relation to risk for Type 2 diabetes in middle-aged Finnish men and women. Diabetologia. 2003;46(3):322–329. DOI: 10.1007/s00125-003-1031-x.
Hunt; J. D. e J. E. Abraham (2007). Influences on bicycle use. Transportation (Amst). 2007;34:453–470. doi:10.1007/s11116-006-9109-1.
L’Expertise Française. Le développment des modes actifs - LE VÉLO.; 2016.
Laine, B. e A. Van Steenbergen (2017) Commuting subsidies in Belgium. Reflets Perspect la vie économique. 2017; LVI:101–120. Disponível em: http://www.cairn.info/revue-reflets-et-perspectives-de-la-vie-economique-2017-2-page-101.htm (acesso em 28/08/2019).
Larrañaga, A. M. e H. B. B. Cybis (2014) The relationship between built environment and walking for different trip purposes in porto alegre, brazil. Int J Sustain Dev Plan. 2014;9(4):568–580. doi:10.2495/SDP-V9-N4-568-580.
Larrañaga, A. M.; L. I. Rizzi; J. Arellana; O. Strambi; H. B. B. Cybis (2014) The Influence of Built Environment and Travel Attitudes on Walking: A Case Study of Porto Alegre, Brazil. Int J Sustain Transp. 2014. doi:10.1080/15568318.2014.933986.
Li, Z.; W. Wang; C. Yang; D. R. Ragland (2013) Bicycle commuting market analysis using attitudinal market segmentation approach. Transp Res Part A Policy Pract. 2013;47:56–68. doi:10.1016/j.tra.2012.10.017.
Lindströ, M. (2008) Means of transportation to work and overweight and obesity: A population-based study in southern Sweden. Prev Med (Baltim). 2008;46(1):22–28. doi:10.1016/j.ypmed.2007.07.012.
London. Cycling for business. London; 2010. Disponível em: http://www.tfl.gov.uk/cdn/static/cms/documents/Cycling-to-work.pdf (acesso 28/088/2019).
Maldonado-Hinarejos, R.; A. Sivakumar e J. W. Polak (2014) Exploring the role of individual attitudes and perceptions in predicting the demand for cycling: a hybrid choice modelling approach. Transportation (Amst). 2014;41:1287–1304. doi:10.1007/s11116-014-9551-4.
McFadden, D. (1974) Conditional logit analysis of qualitative choice behavior. In: Frontiers in Econometrics. New York: Academic Press; 1974:105–142.
Nielsen, T. A. S.; A. S. Olafsson; T. A. Carstensen e H. Skov-Petersen (2013) Environmental correlates of cycling: Evaluating urban form and location effects based on Danish micro-data. Transp Res Part D. 2013;22:40–44. doi:10.1016/j.trd.2013.02.017.
Nkurunziza, A.; M. Zuidgeest; M. Brussel e M. Van Maarseveen (2012) Examining the potential for modal change: Motivators and barriers for bicycle commuting in Dar-es-salaam. Transp Policy. 2012;24:249–259. doi:10.1016/j.tranpol.2012.09.002.
Noland, R. B. e H. Kunreuther (1995) Short-run and long-run policies for increasing bicycle transportation for daily commuter trips. Transp Policy. 1995;2(1):67–79. doi:10.1016/0967-070X(95)93248-W.
Ortúzar, J. de D. e L. G.Willumsen (2011) Modelling Transport. 4th ed. New York: John Wiley and Sons.
Pearson, K. (1900) On the criterion that a given system of deviations from the probable in the case of a correlated system of variables is such that it can be reasonably supposed to have arisen from random sampling» Philosophical Magazine Series 5. 50 (302): 157-175. DOI: 10.1080/14786440009463897
Prefeitura de Porto Alegre. Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre. Porto Alegre; 2008.
Pucher, J.; J. Dill e S. Handy (2010) Infrastructure , programs , and policies to increase bicycling: An international review. Prev Med (Baltim). 2010;50:S106–S125. doi:10.1016/j.ypmed.2009.07.028.
Rose, J.M. e M. C. Bliemer (2009) Constructing Efficient Stated Choice Experimental Designs. Transp Rev. 2009;29.
Ruiz, T. e J. C. Bernabé (2014) Measuring factors influencing valuation of nonmotorized improvement measures. Transp Res Part A; 67:195–211. DOI: 10.1016/j.tra.2014.06.008.
Sahlqvist, S. e K. C. Heesch (2012) Characteristics of utility cyclists in Queensland, Australia: an examination of the associations between individual, social, and environmental factors and utility cycling. J Phys Act Health. 9:818–828.
Sanches, S. da P. e A. B. P. Segadilha (2014) Análise de Rotas de Viagens por Bicicleta usando GPS e SIG. Congr Pesqui e Ensino em Transp.
Sousa, P. B. de e E. Kawamoto (2014) Análise de fatores que incluem no uso da bicicleta para fins de planejamento cicloviário. Congr Pesqui e Ensino em Transp.
Sprague, M. A. e T. L. Geers (2003) Spectral elements and field separation for an acoustic fluid subject to cavitation. Journal of Computational Physics, Vol. 184, pp. 149-162.
Survey Gizmo. Disponível em: www.surveygizmo.com. Published 2017 (acessado 20/03/2017).
Thigpen, C. G.; B. K. Driller e S. L. Handy (2015) Using a stages of change approach to explore opportunities for increasing bicycle commuting. Transp Res Part D;39:44–55. doi:10.1016/j.trd.2015.05.005.
Train, J. E. (2003) Discrete Choice Methods with Simulation. Cambridge: Cambridge University Press.
Twaddle, H. A. (2011) Stated preference survey design and pre-test for valuing influencing factors for bicycle use. Disponível em: http://mediatum.ub.tum.de/doc/1130707/1130707.pdf (acesso 28/08/2019).
Van Malderen, L.; B. Jourquin; C. Pecheux; I. Thomas; E. Van De Vijver; T. Vanoutrive; A. Verhetsel e F. Witlox (2013) Exploring the profession of mobility manager in Belgium and their impact on commuting. Transp Res Part A. 55:46–55. doi:10.1016/j.tra.2013.07.011.
Van Malderen, L.; B. Jourquin; I. Thomas; T. Vanoutrive; A. Verhetsel e F. Witlox (2012) On the mobility policies of companies: What are the good practices? The Belgian case. Transp Policy; 21:10–19. DOI: 10.1016/j.tranpol.2011.12.005.
Vandenbulcke, G.; C. Dujardin; I. Thomas; B. de Geus; B. Degraeuwe; R. Meeusen e L. I. Panis (2011) Cycle commuting in Belgium: Spatial determinants and “re-cycling” strategies. Transp Res Part A.;45:118–137. doi:10.1016/j.tra.2010.11.004.
Wang, C. H.; G. Akar e J. M. Guldmann (2015) Do your neighbors affect your bicycling choice? A spatial probit model for bicycling to The Ohio State University. J Transp Geogr; 42:122–130. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2014.12.003.
Wardman, M.; R. Hatfield e M. (1997) Page The UK national cycling strategy: can improved facilities meet the targets? Transp Policy; 4(2):123–133. doi:10.1016/S0967-070X(97)00011-5.
Wen, L.M. e C. Rissel (2008) Inverse associations between cycling to work, public transport, and overweight and obesity: Findings from a population based study in Australia. Prev Med (Baltim); 46(1):29–32. DOI: 10.1016/j.ypmed.2007.08.009.
Winters, M.; M. Brauer; E. M. Setton e K. Teschke (2010) Built Environment Influences on Healthy Transportation Choices: Bicycling versus Driving. J Urban Heal; 87(6):969–993. doi:10.1007/s11524-010-9509-6.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.