Impacto de medidas para estímulo ao uso da bicicleta em viagens ao trabalho: estudo de caso envolvendo funcionários da Companhia Riograndense de Saneamento

Autores

  • Fernando Schultz Peña Rodrigues Universidade Ferderal do Rio Grande do Sul
  • Ana Margarita Larrañaga Uriarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Helena Beatriz Bettella Cybis Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i2.1576

Palavras-chave:

Bicicleta para Transporte, Preferên-cia Declarada, Logit Ordenado, Infraestrutura para bicicletas, Vesti-ário no trabalho, Bicicletário no trabalho, Empréstimo de Bicicletas, Treinamento para ciclistas, Ciclovi-as

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar as questões mais valorizadas pelos potenciais usuários de bicicleta em viagens a trabalho e avaliar o impacto de medidas de estímulo ao uso da bicicleta. Para isto, foi realizado um estudo de caso com os funcionários da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), na cidade de Porto Alegre, por meio de um estudo de Preferência Declarada. Modelos logit ordenados foram utilizados para estimar a probabilidade de uso da bicicleta em diferentes cenários. Os resultados mostraram que a implantação de vestiários, bicicletários, empréstimo de bicicletas, treinamento para funcionários e a presença de ciclovias para o acesso à CORSAN, estimulam a utilização de bicicleta. A disponibilidade de vestiário mostrou-se a variável mais importante. A implantação conjunta de vestiário, bicicletário e bicicletas para empréstimo aumentaria a demanda em 65%. Os procedimentos adotados podem ser facilmente aplicados em outros contextos, expandindo pesquisas desta natureza.

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Biografia do Autor

Fernando Schultz Peña Rodrigues, Universidade Ferderal do Rio Grande do Sul

Engenheiro Civil - UFRGS

Mestre em Engenharia - Área de concentração: Sistemas de Transporte

Ana Margarita Larrañaga Uriarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de la Republica do Uruguai (2001), especialização em Finanças e Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: estudos de transporte, modelos de escolha discreta, modelos de variável latente, estimação da demanda, pedestres e mobilidade

Helena Beatriz Bettella Cybis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

ossui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Transportes - University of Leeds (1989), doutorado em Transportes - University of Leeds (1993), pós-doutorado na University of Berkeley (2010). É professora Titular do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, tendo sido Diretora Científica e e Presidente do Comitê Científico dos Congressos anuais desta Associação nos períodos 2007 a 2008 e 2011 a 2014. É vice-presidente das áreas de Engenharia e Segurança de Tráfego, do Congresso Panamenricano de Engenharia de Tráfego , Transporte e Logística. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes e Planejamento de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de tráfego, modelos de alocação de tráfego, modelos de tráfego e simulação de tráfego, estudo sobre comportamento de pedestres

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Publicado

31-08-2019

Como Citar

Rodrigues, F. S. P., Uriarte, A. M. L., & Cybis, H. B. B. (2019). Impacto de medidas para estímulo ao uso da bicicleta em viagens ao trabalho: estudo de caso envolvendo funcionários da Companhia Riograndense de Saneamento. TRANSPORTES, 27(2), 42–55. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i2.1576

Edição

Seção

Artigos