Análises dos acidentes de trânsito em um trecho de rodovia de pista dupla da BR-116/SP: Abordagem segundo o programa “Pare” e o “Highway Safety Manual – HSM”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v26i4.1549

Palavras-chave:

Acidentes de Trânsito, Rodovia, Programa PARE, Highway Safety Manual.

Resumo

Este trabalho propõe uma análise preliminar dos acidentes de trânsito em um trecho de rodovia federal considerada uma das maiores em volume diário de veículos pesados do país, entre os anos de 2011 a 2014. A realização da análise utilizou-se do programa PARE - Programa de Redução de Acidentes - do Ministério dos Transportes (procedimento para o tratamento de locais críticos de acidentes). Posteriormente, foram calculadas as Taxas de Severidade e o índice crítico em um trecho de 10 km da rodovia. A comparação dos índices possibilitou verificar quais trechos apresentaram maior severidade, e consequentemente, quais são os pontos críticos desse trecho. Por fim, utilizou-se o método preditivo do HSM para determinar a quantidade de acidentes futuros na rodovia. Com base nesta análise, o órgão responsável pela rodovia poderá planejar com maior eficiência as futuras intervenções e propor medidas para aumentar a segurança dos usuários da rodovia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AASHTO (2010) Highway Safety Manual – HSM, American Association of State Highway and Transportation Officials. Wash-ington, D.C.

BASTOS, J. T. (2014) Road safety strategic analysis in Brazil: indicator and index research. Tese (Doutorado) - Escola de Enge-nharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos. DOI:10.11606/T.18.2014.tde-08042015-103747

BRASIL (2002) PROGRAMA PARE: Procedimentos para o Tratamento de Locais Críticos de Acidentes de Trânsito. Ministério dos Transportes. Brasília, DF.

Cardoso, G. (2006) Modelos de previsão de acidentes de trânsito em vias arteriais urbanas – Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Disponível em <http://hdl.handle.net/10183/8234>

CASTILLO RANGEL, M. A. (2015). Análise da percepção da sinalização vertical por parte do condutor, utilizando ambientes simula-dos de direção: um estudo de caso na rodovia BR-116. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Uni-versidade de São Paulo, São Carlos, SP. DOI: 10.11606/D.18.2015.tde-29072015-101734.

Cheng, W; Washington, S. P. (2005). Experimental evaluation of hotspot identification methods. Accident Analysis and Preven-tion 37 p. 870–881. DOI:10.1016/j.aap.2005.04.015

DENATRAN – DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO (1987) manual de identificação, análise e tratamento de pontos negros, Brasília, DF.

DNER, Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (1986) Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico. Divisão de Pes-quisas e Desenvolvimento. Um Modelo para Identificação dos Segmentos Críticos de uma Rede de Rodovias. Rio de Janei-ro, RJ.

ELVIK, R. (2008) Comparative Analysis of Techniques for Identifying Locations of Hazardous Roads. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, No. 2083. p. 72–75. DOI: 10.3141/2083-08.

FERREIRA, S.; COUTO, A. (2013) Hot-Spot Identification Categorical Binary Model Approach. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, No. 2386. p. 1–6. DOI:10.3141/2386-01.

OXLEY, J.; CORBEN B.; KOPPEL S.; FILDES B.; JACQUES N.; SYMMONS M.; JOHNSTON I. (2004) Cost-Effective Infrastructure Measures on Rural Roads. Monash University, Accident Research Centre, Report No. 217.

Sacchi, E.; Persaud, B.; e Bassani, M. (2012) Assessing International Transferability of Highway Safety Manual Crash Predic-tion Algorithm and Its Components. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, 2279, p. 90–98. DOI:10.3141/2279-11.

SILVA, P. B.; ANDRADE, M. (2016) Modelagem da Segurança Viária em Rodovias Brasileiras de Pista Dupla. In: XXX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2016, Rio de Janeiro. Anais do XXX Congresso ANPET 2016. Rio de Janeiro: ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2016. v. Único. p. 1-1.

WAIHRICH, D. R. L. D. S. (2016) Calibração do método de previsão de acidentes do Highway Safety Manual (HSM) para trechos rodoviários de pista dupla no Brasil. Dissertação de Mestrado: Publicação: T.DM – 006/2016. Universidade de Brasília. Fa-culdade de Tecnologia. Universidade de Brasília, DF, 132 p. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/20081>

WHO (2015) Global status report on road safety. World Health Organization. Disponível em: < http://www.who.int/violence_injury_prevention/road_safety_status/2015/en/>.

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

Massaro, C. M., Ribeiro, R. L., Nardez, N. de N., Larocca, A. P. C., & Andrade, M. (2018). Análises dos acidentes de trânsito em um trecho de rodovia de pista dupla da BR-116/SP: Abordagem segundo o programa “Pare” e o “Highway Safety Manual – HSM”. TRANSPORTES, 26(4), 144–157. https://doi.org/10.14295/transportes.v26i4.1549

Edição

Seção

Artigos