Proposta de construção de indicador de caracterização da acessibilidade na região metropolitana de Fortaleza

Hélio Henrique Holanda de Souza, Carlos Felipe Grangeiro Loureiro

Resumo


A compreensão da problemática é essencial na construção de soluções adequadas aos problemas de mobilidade e acessibilidade urbanas. Assim, indicadores que possam caracterizar e diagnosticar estes problemas devem ser melhor investigados. Este trabalho propõe um indicador de caracterização da acessibilidade com base no logsum, comumente utilizado como medida do excedente do consumidor, apresentando características que favorecem seu uso como medida de desempenho do sistema de transportes. Para propor o indicador, utiliza-se como referência uma representação geral da problemática da mobilidade e acessibilidade e uma tipologia de problemas baseada nos princípios da equidade e sustentabilidade, verificando sua aplicabilidade na Região Metropolitana de Fortaleza. Conclui-se que o método proposto permite a estimativa de indicadores adequados para analisar problemas de acessibilidade desde que no cálculo do logsum ponderado, bem como na definição e calibração das funções utilidade, sejam consideradas as especificidades de cada tipo de problema que se pretende caracterizar e diagnosticar.


Palavras-chave


Acessibilidade; Escolha Discreta; Logsum; Indicador; Caracterização.

Texto completo:

PDF

Referências


ARCE, e Concremat. (2013) Atualização da base de dados georreferenciados do STIP-CE. Fortaleza, CE.

ASTEF (2006) Pesquisa de Identificação dos Usuários da Alternativa de Implantação dos Trechos Vila das Flores / Couto Fernandes (Sistema Elétrico) e Couto Fernandes / João Felipe (Sistema Diesel) Integrantes da Linha Sul do Metrofor. Associação Técnico-Cientifica Eng. Paulo de Frontin. Fortaleza.

Ben-Akiva, M. E.; e Lerman, S. R. (1979) Disaggregate travel and mobility choice models and measures of accessibility. D. A. Hensher & P. R. Stopher (Eds), Behavioural Travel Modelling. Croom Helm.

Bhat, C. R.; Kockelman, K. M.; Chen, Q.; Handy, S.; Mahmassani, H. S.; e Weston, L. (2015) Urban accessibility index: Literature review. Texas Department of Transportation. Austin, TX. Disponível em: https://rosap.ntl.bts.gov/view/dot/14882

Börjesson, M.; Jonsson, R. D.; Berglund, S.; e Almström, P. (2014) Land-use impacts in transport appraisal. Research in Transportation Economics, 47(1), 82–91. doi:10.1016/j.retrec.2014.09.021

Caliper. (2007) Transcad 5.0 User´s guide. Caliper Corporation.

Cascetta, E. (2009) Transportation systems analysis: models and applications. (2a.). Springer, New York. doi:10.1007/978-0-387-75857-2

Cascetta, E.; Cartenì, A.; e Montanino, M. (2013) A new measure of accessibility based on perceived opportunities. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 87, 117–132. doi:10.1016/j.sbspro.2013.10.598

de Jong, G.; Daly, A.; Pieters, M.; e van der Hoorn, T. (2007) The logsum as an evaluation measure: Review of the literature and new results. Transportation Research Part A: Policy and Practice, 41(9 SPEC. ISS.), 874–889. doi:10.1016/j.tra.2006.10.002

De Jong, G.; Pieters, M.; Daly, A.; Graafland, I.; Kroes, E.; e Koopmans, C. (2005) Using the logsum as an evaluation measure: literature and case study. Calif.: RAND Corporation, Santa Monica. Disponível em: http://www.rand.org/pubs/working_papers/WR275.html

De la Barra, T. (1989) Integrated Land Use and Transport Modelling. Cambridge University Press, Cambridge, UK.

Dong, X.; Ben-akiva, M. E.; Bowman, J. L.; e Walker, J. L. (2006) Moving from trip-based to activity-based measures of accessibility. Transportation Research Part A, 40, 163–180. doi:10.1016/j.tra.2005.05.002

Garcia, C. S. H. F. (2016) Strategic assessment of accessibility on urban mobility networks. Universidade de Lisboa.

Garcia, C. S. H. F.; Macário, M. D. R. M. R.; Menezes, E. D. D. A. G.; e Loureiro, C. F. G. (2018) Strategic Assessment of Lisbon’s Accessibility and Mobility Problems from an Equity Perspective. Networks and Spatial Economics, 1–25. doi:10.1007/s11067-018-9391-4

Geurs, K.; e van Wee, Bert. (2013) Accessibility: perspectives, measures and applications. van Wee, B.; Annema, J. A.; e Banister, D. (Eds), The transport system and transport policy: an introduction (p. 399). Edward Elgar Publishing Limited, Northampton, Massachusetts.

Geurs, K. T.; e van Eck, J. R. (2001) Accessibility measures: review and applications. Evaluation of accessibility impacts of land-use transportation scenarios, and related social and economic impact. RIVM Report, 787, 1–265. Disponível em: https://rivm.openrepository.com/rivm/handle/10029/9487

Geurs, K. T.; e van Wee, B. (2004) Accessibility evaluation of land-use and transport strategies: Review and research directions. Journal of Transport Geography, 12(2), 127–140. doi:10.1016/j.jtrangeo.2003.10.005

Geurs, K. T.; Zondag, B.; De Jong, G.; e De Bok, M. (2010) Accessibility appraisal of land-use/transport policy strategies: More than just adding up travel-time savings. Transportation Research Part D-Transport and Environment, 15(7), 382–393. doi:10.1016/j.trd.2010.04.006

Greene, W. H.; e Hensher, D. A. (2010) Modeling ordered choices: a primer. Cambridge University Press.

Handy, S. L.; e Niemeier, D. A. (1997) Measuring accessibility : an exploration of issues and alternatives. Environment and Planning A, 29, 1175–1194. doi: 10.1068/a291175

Koening, J. G. (1980) Indicators of urban accessibility: theory and application. Transportation, 9. doi: 10.1007/BF00167128

Kohli, S.; e Daly, A. (2006) The use of logsums in welfare estimation: application in PRISM.

Lopes, A. S.; Loureiro, C. F. G.; e Van Wee, B. (2018) LUTI operational models review based on the proposition of an a priori ALUTI conceptual model. Transport Reviews, 0(0), 1–22. doi:10.1080/01441647.2018.1442890

McFadden, D. (1978) Modelling the choice of residential location. A. Karlqvist, L. Lundqvist, & J. W. Weibull (Eds), Spatial Interaction Theory and Residential Location. North Holland, Amsterdam.

Meyer, M. D.; e Miller, E. J. (2001) Urban transportation planning: a decision-oriented approach. (2a.). McGraw-Hill Higher Education, New York.

Miller, E. J. (2009) Integrated Urban Models: Theoretical Prospects, invited resource paper. Kitamura, R.; Yoshii, T.; e Yamamoto, T. (Eds), The Expanding Sphere of Travel Behaviour Research: Selected Papers from the 11th International Conference on Travel Behaviour Research (p. 351–384). Emerald, Bingley, UK.

Niemeier, D. A. (1997) Accessibility: an evaluation using consumer welfare. Transportation, 24, 377–396. doi:10.1023/a:1004914803019

Papa, E.; Silva, C.; Te Brömmelstroet, M.; e Hull, A. (2015) Accessibility instruments for planning practice: a review of European experiences. Journal of Transport and Land Use, 3(January). doi:10.5198/jtlu.2015.585

Small, K. A.; e Rosen, H. S. (1981) Applied welfare economics with discrete choice models. Econometrica, 49(1), 105–130. doi:10.2307/1911129

Small, K. A.; e Verhoef, E. T. (2007) The economics of urban transportation. (1a.). Routledge, New York.

Soares, F. D. P.; Loureiro, C. F. G.; e Miller, E. J. (2018) Diagnosis: A Problem-Oriented Approach to Urban Transportation Planning. Transportation Research Board 97th Annual Meeting. Washington DC.

Train, K. E. (2009) Discrete Choice Methods with Simulation. (2a ed). Cambridge University Press.

van Wee, B. (2016) Accessible accessibility research challenges. Journal of Transport Geography, 51, 9–16. doi:10.1016/j.jtrangeo.2015.10.018

Williams, H. C. W. L. (1977) On the formation of travel demand models and economic evaluation measures of user benefit. Environment and Planning A, 9(3), 285–344. doi:10.1068/a090285




DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v26i4.1546

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2018 Hélio Henrique Holanda de Souza, Carlos Felipe Grangeiro Loureiro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.