Um modelo de otimização para o planejamento de tráfego aéreo

Eduardo Quaglia, Manoel André Neto, Douglas Targa

Resumo


Este trabalho descreve um modelo de programação inteira aplicado ao Controle de Tráfego Aéreo com o objetivo de otimizar a ocupação do espaço aéreo em uma área e horários predeterminados. O modelo busca balancear o uso de aeródromos e alocação de setores do espaço aéreo controlado. Este balanceamento atende a demanda de tráfego, não excedendo a capacidade de controle dos slots e dos setores, dando prioridade aos vôos regulares, militares e VIP. Para tanto, o modelo divide o intervalo de tempo determinado pelos horários inicial e final em subintervalos regulares pequenos e analisa o carregamento da rede em cada um desses subintervalos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v10i2.153

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2002 Eduardo Quaglia, Manoel André Neto, Douglas Targa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.