Modelagem espacial para a definição de regiões urbanas homogêneas incorporando recentes dados demográficos e de oferta de infraestrutura rodoviária
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v25i3.1306Palavras-chave:
Regiões urbanas homogêneas, Oferta de infraestrutura rodoviária, Modelagem espacial.Resumo
O objetivo deste trabalho foi desenvolver os modelos espaciais para a definição de Regiões Urbanas Homogêneas (RUHs) propostos por Manzato e Rodrigues da Silva (2010) e Ajauskas et al. (2012) por meio da incorporação de dados demográficos e de oferta de infraestrutura rodoviária referentes ao ano de 2010, disponibilizados recentemente. Isso permitiu uma nova estimativa dos parâmetros com dados adicionais, promovendo uma atualização desses modelos. A metodologia empregada se baseou em recursos de estatística espacial e modelagem espacial. Os resultados dos modelos aqui desenvolvidos demonstraram que a incorporação dos novos dados garantiu uma consistência equivalente aos modelos anteriormente propostos pelos referidos autores. Em particular, o desempenho de dois modelos, ambos incorporando a oferta de infraestrutura rodoviária, foi superior nas análises envolvendo as classificações de municípios no quadrante HH do gráfico de Moran. Isso demonstra o potencial da abordagem baseada na combinação de indicadores demográficos e de oferta de infraestrutura de transportes para a definição de RUHs.
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