Modelagem espacial para a definição de regiões urbanas homogêneas incorporando recentes dados demográficos e de oferta de infraestrutura rodoviária

João Antonio Camargo Matiolli, Mauro Antonio de Oliveira Junior, Gustavo Garcia Manzato

Resumo


O objetivo deste trabalho foi desenvolver os modelos espaciais para a definição de Regiões Urbanas Homogêneas (RUHs) propostos por Manzato e Rodrigues da Silva (2010) e Ajauskas et al. (2012) por meio da incorporação de dados demográficos e de oferta de infraestrutura rodoviária referentes ao ano de 2010, disponibilizados recentemente. Isso permitiu uma nova estimativa dos parâmetros com dados adicionais, promovendo uma atualização desses modelos. A metodologia empregada se baseou em recursos de estatística espacial e modelagem espacial. Os resultados dos modelos aqui desenvolvidos demonstraram que a incorporação dos novos dados garantiu uma consistência equivalente aos modelos anteriormente propostos pelos referidos autores. Em particular, o desempenho de dois modelos, ambos incorporando a oferta de infraestrutura rodoviária, foi superior nas análises envolvendo as classificações de municípios no quadrante HH do gráfico de Moran. Isso demonstra o potencial da abordagem baseada na combinação de indicadores demográficos e de oferta de infraestrutura de transportes para a definição de RUHs. 


Palavras-chave


Regiões urbanas homogêneas, Oferta de infraestrutura rodoviária, Modelagem espacial.

Texto completo:

PDF

Referências


Aguiar, L. L. e G. G. Manzato (2017) Análise exploratória de dados de viagens pendulares visando a definição de Regiões Urbanas Homogêneas. Transportes, no prelo.

Aguiar, L. L.; G. G. Manzato e A. N. Rodrigues da Silva (2017) Patterns of commuting flows for delimitating Functional Urban Regions in the state of São Paulo, Brazil. Proceedings of the 15th International Conference on Computers in Urban Planning and Urban Management (CUPUM), Adelaide, Austrália.

Ajauskas, R.; G. G. Manzato e A. N. Rodrigues da Silva (2012) The Definition of Functional Urban Regions: Validation of a Set of Spatial Models with Recent Census Data and Analysis of an Additional Model Specification. Proceedings of CAMUSS, the International Symposium on Cellular Automata Modeling for Urban Spatial Systems, Porto, Portugal, p. 91-104.

Arellano Ríos, A. (2014a) La definición jurídica del fenómeno metropolitano en el ámbito subnacional mexicano. Opinión Jurídica, v. 13, n. 26, p. 91-108.

Arellano Ríos, A. (2014b) La coordinación metropolitana en el ámbito subnacional mexicano: un análisis institucional. Docu-mentos y Aportes en Administración Pública y Gestión Estatal (DAAPGE), v. 14, n. 23, p. 33-70.

Arellano Ríos, A. (2015) Metropolitan Coordination in Mexico. Current Urban Studies, v. 3, p. 11-17. DOI:10.4236/cus.2015.31002

Batty, M. e Y. Xie (1994) From cells to cities. Environment and Planning B: Planning and Design, v. 21, p. s31–s48. DOI:10.1068/b21S031

Batty, M.; H. Couclelis e M. Eichen (1997) Urban systems as cellular automata. Environment and Planning B: Planning and Design, v. 24, p. 159–164. DOI:10.1068/b240159

Baum-Snow, N. (2010) Changes in Transportation Infrastructure and Commuting Patterns in US Metropolitan Areas, 1960-2000. The American Economic Review: Papers & Proceedings, v. 100, n. 2, p. 378-382. DOI:10.1257/aer.100.2.378

Bereitschaft, B. e K. Debbage (2014) Regional Variations in Urban Fragmentation among U.S. Metropolitan and Megapolitan Areas. Applied Spatial Analysis and Policy, v. 7, p. 119-147. DOI:10.1007/s12061-013-9092-9.

Boarnet, M. G. e A. F. Haughwout (2000) Do Highways Matter? Evidence and Policy Implications of Highways' Influence on Metropolitan Development. The Brookings Institution Center on Urban and Metropolitan Policy (Discussion Paper)

Bode, E. (2008) Delineating metropolitan areas using land prices. Journal of Regional Science, v. 48, n. 1, p. 131-163. DOI:10.1111/j.1467-9787.2008.00544.x

Breitung, W. (2011) Borders and the City: Intra-Urban Boundaries in Guangzhou (China). Quaestiones Geographicae, v. 30, n. 4, p. 55–61. DOI:10.2478/v10117-011-0038-5

Cecchini, A. (1996) Urban modelling by means of cellular automata: generalised urban automata with the help on-line (AUGH) model. Environment and Planning B: Planning and Design, v. 23, p. 721–732. DOI:10.1068/b230721

Cheshire, P. C. e D. G. Hay (1989) Urban problems in Western Europe: an economic analysis. Unwin Hyman, London.

Clarke, K. C.; S. Hoppen e L. Gaydos (1997) A self-modifying cellular automaton model of historical urbanization in the San Francisco Bay area. Environment and Planning B: Planning and Design, v. 24, p. 247–261. DOI:10.1068/b240247

Coombes, P. P. e H. G. Overman (2004) The spatial distribution of economic activities in the European Union. In: J. V. Hender-son e J. F. Thisse (eds.) Handbook of Urban and Regional Economics: Cities and Geography. North Holland, Amsterdam, v. 4, p. 2845-2909.

Debbage, N.; B. Bereitschaft e J. M. Shepherd (2017) Quantifying the Spatiotemporal Trends of Urban Sprawl Among Large U.S. Metropolitan Areas via Spatial Metrics. Applied Spatial Analysis and Policy, v. 10, p. 317–345. DOI:10.1007/s12061-016-9190-6

Dias, R. S.; G. G. Manzato e A. N. Rodrigues da Silva (2014) A capacidade de infraestrutura rodoviária e sua relação com o processo de metropolização. Anais do XXVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, Curitiba, Brasil.

Gouvêa, R. G. (2005) A questão metropolitana no Brasil. FGV, Rio de Janeiro.

Huang, X.; Q. Lu e L. Zhang (2014) A Multi-index Learning Approach for Classification of High-Resolution Remotely Sensed Images over Urban Areas. ISPRS Journal of Photogrammetry and Remote Sensing, v. 90, p. 36-48. DOI:10.1016/j.isprsjprs.2014.01.008

IBGE (2010) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/

Kauffmann, A. (2012) Delineation of city regions based on commuting interrelations: The example of large cities in Germany. IWH-Diskussionspapiere, n. 2012,4. Disponível em: http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:101:1-201212176768.

Kourtit, K. e P. Nijkamp (2013). In praise of megacities in a global world. Regional Science Policy and Practice, v. 5, p. 167–182. DOI:10.1111/rsp3.12002

Kourtit, K.; P. Nijkamp e M. D. Partridge (2015) Challenges of the New Urban World. Applied Spatial Analysis and Policy, v. 8, n. 3, p. 199–215. DOI:10.1007/s12061-015-9155-1

Lin, G. C. S. (1999) Transportation and Metropolitan Development in China’s Pearl River Delta: The Experience of Panyu. Habitat International, v. 23, n. 2, p. 249-270. DOI:10.1016/S0197-3975(98)00049-6

Magalhães, M. T. Q.; G. L. Teixeira e Y. Yamashita (2004) Indicadores de Cobertura Espacial para Diagnóstico da Dotação de Estrutura de Circulação Rodoviária Brasileira. Anais do XVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, Florianópolis, Brasil, v. 2, p. 880-891.

Manzato, G. G. e A. N. Rodrigues da Silva (2006) Incorporando um indicador de oferta de infraestrutura de transportes na definição de regiões metropolitanas. Anais do XX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, Brasília, Brasil, v. 1, p. 341-352.

Manzato, G. G. e A. N. Rodrigues da Silva (2007) Uma estrutura conceitual para a definição de regiões urbanas homogêneas. Anais do XXI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, Rio de Janeiro, Brasil.

Manzato, G. G. e A. N. Rodrigues da Silva (2010) Spatial-temporal combination of variables for monitoring changes in metro-politan areas. Applied Spatial Analysis and Policy, v. 3, n. 1, p. 25-44. DOI:10.1007/s12061-009-9028-6

Manzato, G. G.; A. J. Soares e A. N. Rodrigues da Silva (2006) Aglomerações urbanas e oferta de transportes no estado de São Paulo, Brasil. Anais do 2º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano Regional Integrado Sustentável, Braga, Portugal.

Manzato, G. G.; I. Baria e A. N. Rodrigues da Silva (2007) A GIS-based comparison of methodologies for the definition of met-ropolitan areas in a developing country. Proceedings of the 10th International Conference on Computers in Urban Planning and Urban Management, Foz do Iguaçu, Brasil.

Niemeyer, J.; F. Rottensteiner e U. Soergel (2014) Contextual Classification of Lidar Data and Building Object Detection in Urban Areas. ISPRS Journal of Photogrammetry and Remote Sensing, v. 87, p. 152-165. DOI:10.1016/j.isprsjprs.2013.11.001

Office of Management and Budget (1998) Alternative approaches to defining metropolitan and non-metropolitan areas, Federal Register, v. 63, n. 244, December 21, 1998.

Office of Management and Budget (2000) Standards for defining metropolitan and micropolitan statistical areas. Federal Register, v. 65, n. 249, December 27, 2000.

Pereira, H. T. S. e A. N. Rodrigues da Silva (2010) Comparing spatial analysis methods for the definition of Functional Urban Regions - The case of Bahia, Brazil. Proceedings of the 10th International Conference on Design and Decision Support Systems in Architecture and Urban Planning, Eindhoven, The Netherlands.

Ramos, R. A. R. e A. N. Rodrigues da Silva (2003) A data-driven approach for the definition of metropolitan regions. Proceed-ings of the 8th International Conference on Computers in Urban Planning and Urban Management, Sendai, Japan.

Ramos, R. A. R. e A. N. Rodrigues da Silva (2007) A spatial analysis approach for the definition of metropolitan regions - the case of Portugal. Environment and Planning B: Planning and Design, v. 34, n. 1, p. 171-185. DOI:10.1068/b31117

Ramos, R. A. R.; A. N. Rodrigues da Silva e V. P. Miranda (2004) A comparison of two methods for the definition of regional metropolitan areas through an application in the north of Portugal. Proceedings of the 44th European Congress of the Euro-pean Regional Science Association, Porto, Portugal.

Rodrigues da Silva, A. N.; G. G. Manzato e H. T. S. Pereira (2014) Defining Functional Urban Regions in Bahia, Brazil, using roadway coverage and population density variables. Journal of Transport Geography, v. 36, p. 79-88. DOI:10.1016/j.jtrangeo.2014.03.001

Rodrigues da Silva, A. N.; M. S. Costa e M. H. Macedo (2008) Multiple Views of Sustainable Urban Mobility: The Case of Brazil. Transport Policy, v. 15, n. 6, p. 350-360. DOI: 10.1016/j.tranpol.2008.12.003

Rodríguez-Pose, A. e T. D. Ketterer (2012) Do local amenities affect the appeal of regions in Europe for migrants? Journal of Regional Science, v. 52, p. 535–561. DOI:10.1111/j.1467-9787.2012.00779.x

Sahoo, S. N. e S. Pekkat (2014) Determination of urbanization based on imperviousness. Urban Design and Planning, v. 167, n. DP2, p. 49-57. DOI:10.1680/udap.13.00027

Santos, S. P.; G. G. Manzato e A. N. Rodrigues da Silva (2014) Estratégias para a determinação da densidade populacional visando a definição de regiões urbanas homogêneas por meio de técnicas de análise espacial. Anais do 6º Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável, Lisboa, Portugal.

São Paulo (1989) Constituição do Estado de São Paulo. Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: www.legislacao.sp.gov.br/legislacao/index.htm.

UN (2007) United Nations, Population fund, state of world population 2007, New York: UN.

UN (2015) United Nations, Department of Economic and Social Affairs, Population Division. World Urbanization Prospects: The 2014 Revision, (ST/ESA/SER.A/366).

Weber, C. (2001) Urban agglomeration delimitation using remote sensing data. In: J. P. Donnay, M. J. Barnsley e P. A. Longley (eds.) Remote sensing and urban analysis. Taylor & Francis, London, p. 145-159.

White, R. e G. Engelen (1993a) Cellular automata and fractal urban form: a cellular modelling approach to the evolution of urban land-use patterns. Environment and Planning A, v. 25, p. 1175–1199. DOI:10.1068/a251175

White, R. e G. Engelen (1993b) Cellular dynamics and GIS: modelling spatial complexity. Geographical Systems, v. 1, p. 237–253. DOI:10.2307/1587033

Williams, A. M.; J. Foord e J. Mooney (2012) Human mobility in functional urban regions: understanding the diversity of mobilities. International Review of Sociology, v. 22, n. 2, p. 191-209. DOI:10.1080/03906701.2012.696961




DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v25i3.1306

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2017 João Antonio Camargo Matiolli, Mauro Antonio de Oliveira Junior, Gustavo Garcia Manzato

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.