Análise das relações entre tempo, custo e distância de algumas viagens aéreas com a metodologia DEA

Vitor de Souza Lima, João Carlos Correia Baptista Soares de Mello, Lidia Angulo Meza

Resumo


A aviação brasileira sofreu grandes transformações desde a desregulamentação do setor, ocorrida no início do século XXI. Por um lado, a entrada no mercado da companhia aérea Gol Linhas Aéreas Inteligentes, primeira empresa na América Latina a trabalhar sob o conceito low-cost, low-fare e a definição da internet como grande canal de comercialização de bilhetes aéreos, acirrou a concorrência por passageiros. Em contrapartida, os efeitos da Crise Aérea no país, quando se iniciou um período de transtornos provocados por atrasos e cancelamentos de voos; a compra da Varig pela Gol, com o visível duopólio do setor; e, ultimamente, a crise financeira global, trouxeram novos contornos para esse mercado. É nesse cenário de turbulências que se insere esse estudo. Buscou-se identificar, à luz dos conceitos de Análise de Envoltória de Dados, e dentro de uma amostra de voos em rotas de grande demanda no mercado nacional, aqueles que são mais eficientes sob a ótica do consumidor, a partir de uma análise de custos e benefícios fundamentais de uma viagem aérea. Também foi interesse dessa pesquisa, apresentar os principais aspectos que posicionaram esses voos como eficientes dentro da amostra.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.120

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2011 Vitor de Souza Lima, João Carlos Correia Baptista Soares de Mello, Lidia Angulo Meza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.