Misturas asfálticas recicladas a quente com incorporação de elevado percentual de fresado como alternativa para camada de módulo elevado

Autores

  • Iran Gomes da Rocha Segundo Universidade Federal do Ceará/Departamento de Engenharia de Transportes http://orcid.org/0000-0002-4199-5994
  • Verônica Teixeira Franco Castelo Branco Universidade Federal do Ceará/Departamento de Engenharia de Transportes
  • Kamilla L. Vasconcelos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo/Departamento de Engenharia de Transportes
  • Áurea Silva de Holanda Universidade Federal do Ceará/Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1148

Palavras-chave:

Reciclagem, alto percentual de fresado, refugo de usina de asfalto, misturas asfálticas de módulo elevado, dimensionamento de pavimentos.

Resumo

As Misturas Asfálticas de Módulo Elevado, do francês Enrobé à Module Élevé (EME), são constituídas por um Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) de baixa penetração e por agregados que compõem uma curva granulométrica densa, proporcionando as mesmas elevada resistência à deformação permanente e ao cisalhamento. As Misturas Asfálticas Recicla-das a Quente (MARQ), com incorporação de elevado percentual de fresado, ou Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), apre-sentam grande potencial de uso como material alternativo para a técnica mencionada (EME). Sua viabilidade é dada pelo fato de que o CAP oxidado, presente nessas misturas asfálticas, apresenta maior rigidez, além da vantagem relativa ao uso de uma matéria-prima de custo inferior a partir da reciclagem considerando elevados percentuais de uso da mesma. Este trabalho apresenta um estudo sobre o potencial de utilização de diferentes MARQ com incorporação de elevado percentual de fresado como camada de base e de ligação em pavimentos asfálticos, quais sejam: (i) Mistura I, composta exclusivamente por RAP como agregado; (ii) Mistura II, composta por 75% de RAP e 25% de agregados naturais; (iii) Mistura III, composta por 75% de RAP e 25% de agregados do tipo refugo de usina de asfalto. Desta maneira, além da caracterização destes materiais em laboratório, foram realizadas análises computacionais, baseadas no Método dos Elementos Finitos (MEF). Os valores dos deslocamentos, das deformações e das tensões obtidos para diferentes estruturas de pavimentos asfálticos compostos por essas misturas foram avaliados a partir do dimensionamento de estruturas e, a partir disso, o tráfego que essas estruturas eram capazes de suportar foi calculado. Os resultados mostraram que as MARQ constituídas por elevado percentual de fresado podem compor estruturas utilizadas em rodovias de tráfego médio e alto.

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Publicado

01-12-2016

Como Citar

Rocha Segundo, I. G. da, Castelo Branco, V. T. F., Vasconcelos, K. L., & Holanda, Áurea S. de. (2016). Misturas asfálticas recicladas a quente com incorporação de elevado percentual de fresado como alternativa para camada de módulo elevado. TRANSPORTES, 24(4), 85–94. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1148

Edição

Seção

Artigos