Dispositivo de medição de deslocamentos em via permanente para determinação do módulo de via

Autores

  • Robson Correia Costa UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Edson Moura
  • Liedi Bernucci
  • Rosângela Motta
  • Arthur Teixeira
  • Luciano de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1140

Palavras-chave:

Lastro, módulo de via, Via permanente.

Resumo

Um parâmetro usado como indicador da resposta elástica e qualidade da via permanente em diversas ferrovias é o módulo de via (u), o qual requer a determinação de deslocamentos (deflexões) em campo. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um dispositivo para medição de deslocamentos (DMD), desenvolvido para registrar deflexões durante a passa-gem dos trens sem interrupção da operação da ferrovia. Para demonstrar sua viabilidade, o DMD foi usado em medições de dois segmentos da Estrada de Ferro Carajás (EFC), com diferentes condições de lastro e dormente. Os resultados apontaram que o dispositivo se mostrou apropriado para realizar as medições de deslocamentos, que posteriormente são usadas no cál-culo do módulo de via. Adicionalmente, no estudo de caso foi possível observar que a forma de carregamento (função da velocidade) implica em respostas mecânicas diferentes, e que a medida de deslocamentos efetuada no patim do trilho é mais adequada. Ademais, observou-se que o dispositivo também pode eventualmente ser capaz de indicar um possível defeito na roda ou no trilho. De modo geral, concluiu-se que o DMD pode ser uma ferramenta útil para auxiliar a gerência de manuten-ção de uma ferrovia.

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Publicado

01-12-2016

Como Citar

Costa, R. C., Moura, E., Bernucci, L., Motta, R., Teixeira, A., & de Oliveira, L. (2016). Dispositivo de medição de deslocamentos em via permanente para determinação do módulo de via. TRANSPORTES, 24(4), 32–38. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1140

Edição

Seção

Artigos