Métodos de seleção granulométrica com foco na resistência à deformação permanente

Autores

  • Jorge Luis Santos Ferreira Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
  • Jorge Barbosa Soares Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
  • Juceline Batista dos Santos Bastos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i2.1129

Palavras-chave:

Deformação permanente, Flow Number, Seleção granulométrica, Método FAD, Método Bailey

Resumo

A granulometria de uma mistura asfáltica tem papel relevante em sua resistência à deformação permanente. Resultados práticos mostram que a simples obediência às faixas do DNIT não garantem resistência a tal defeito. Neste trabalho, avalia-se e compara-se os métodos Bailey e Faixa de Agregados Dominantes (FAD). Ambos buscam fornecer granulometrias com intertravamento adequado para resistir à deformação permanente. Utilizou-se 8 misturas asfálticas produzidas com materiais de diferentes regiões do Brasil. Os resultados mostram que o método FAD pode ser utilizado em fase de projeto para estimar o desempenho de campo das misturas asfálticas quanto ao defeito em questão baseando-se em um único parâmetro granulométrico (porosidade FAD). Por outro lado, dos parâmetros do método Bailey (AG, GAM e FAM), apenas os valores de AG refletem o comportamento mecânico das misturas asfálticas. Os resultados de laboratório e de campo indicam o potencial para aplicação prática do método FAD.

 

MÉTODOS DE SELEÇÃO GRANULOMÉTRICA COM FOCO NA RESISTÊNCIA À DEFORMAÇÃO PERMANENTE

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

Ferreira, J. L. S., Soares, J. B., & Bastos, J. B. dos S. (2016). Métodos de seleção granulométrica com foco na resistência à deformação permanente. TRANSPORTES, 24(2), 46–52. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i2.1129

Edição

Seção

Artigos