Influência do teor de umidade, da porosidade e do intervalo de tempo até a aplicação da mistura solo-cimento em pavimento rodoviário

Autores

  • Max Alberto Cancian Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes - DNIT
  • Victor Antonio Cancian UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL - PARANÁ
  • Raquel Souza Teixeira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL - PARANÁ
  • Heliana Barbosa Fontenele UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL - PARANÁ
  • Carlos José Marques Da costa Branco UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL - PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v25i1.1126

Palavras-chave:

Resistência à compressão simples, Desempenho mecânico, Solo-cimento.

Resumo

Pretende neste trabalho avaliar a influência do teor de umidade, da porosidade e do intervalo de tempo até a aplicação, sobre a resistência à compressão simples (RCS) de misturas de solo-cimento. Foram realizadas três baterias de ensaios, usando misturas de solo-cimento compactadas, com 6 e 7 % de cimento. Na primeira bateria foi utilizada a umidade ótima (wótima) e energia Normal de Proctor, na segunda usou-se wótima + 1 % e energia Normal de Proctor e na terceira foi utilizada a wótima + 1 % e energia de compactação alterada, a fim de verificar a influência do teor de umidade. Para cada dosagem as compactações ocorreram em 10 intervalos de tempo até a aplicação, variando de 0 min a 6 h, com o intuito de verificar, no desempenho mecânico, a influência do intervalo de tempo até a aplicação do solo-cimento. Os resultados apon-taram que o aumento no intervalo de tempo até a aplicação diminui a RCS e este tempo é limitado para atingir a RCS mínima requerida de 21 kg/cm², variando conforme o teor de cimento, teor de umidade e energia de compactação. Quando a com-pactação se deu com wótima + 1 % foram obtidos maiores valores de RCS, para os mesmos tempos de aplicação. Em todas as dosagens verificou-se que quanto mais baixa a porosidade da mistura solo-cimento melhor foi o desempenho mecânico.

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Biografia do Autor

Max Alberto Cancian, Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes - DNIT

Mestre em engenahria e Coordenador de Engenharia do DNIT/PR

Victor Antonio Cancian, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL - PARANÁ

Mesntrando em Edificaçoes e Sanemaneto pela Universidade Estadual de Londrina. Area de atuação: Pavimentaçao e geotecnia.

Raquel Souza Teixeira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL - PARANÁ

Doutora em geotecnia e Docente da Universidade Estadual de Londrina

Heliana Barbosa Fontenele, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL - PARANÁ

Doutora em engenharia e Docente da Universidade Estadual de Londrina

Carlos José Marques Da costa Branco, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL - PARANÁ

Doutor em engenharia e Docente da Universidade Estadual de Londrina

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DOI: 10.1680/geot.1959.9.1.22

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Publicado

01-03-2017

Como Citar

Cancian, M. A., Cancian, V. A., Teixeira, R. S., Fontenele, H. B., & Da costa Branco, C. J. M. (2017). Influência do teor de umidade, da porosidade e do intervalo de tempo até a aplicação da mistura solo-cimento em pavimento rodoviário. TRANSPORTES, 25(1), 41–50. https://doi.org/10.14295/transportes.v25i1.1126

Edição

Seção

Artigos