Análise de redes sociais aplicadas ao transporte aeroviário de cargas

Joao Pedro Pinheiro Malere, Vladimir Minas, Giovanna Miceli Ronzani Borille

Resumo


O presente artigo possui como objetivo analisar redes de transporte aéreo exclusivamente de carga nos Estados Unidos durante uma década, entre os anos de 2004 e 2014. Para isso é utilizada a Análise de Redes Sociais onde indicadores como closeness (centralidade de proximidade) e betweenness (centralidade de intermediação) são calculados. O artigo esboça comparações entre as redes e respectivas métricas das duas maiores empresas aéreas do setor e a das 18 maiores aéreas seguintes, o que permite avaliar o impacto de retrações econômicas, como a ocorrida em 2008, nessas redes assim como revelar assimetrias entre empresas de diferentes portes. Pode-se notar que, dentre outros aspectos, o grafo do transporte aéreo de carga gerado apresenta grande influência das duas maiores empresas privadas do setor, a FedEx e a UPS o que pode ser evidenciado, por exemplo, pelo número de nós que, em 2014, apresentou os valores de 178 e 106 respectivamente em comparação com 81 das demais 18 maiores aéreas.


Palavras-chave


Redes de transporte aéreo de carga, Análise de redes sociais, redes complexas.

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1096

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